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O Campus

Brinquedoteca do IFSP - Campus Registro Recebe Visita de Crianças da Rede Municipal em Ação Extensionista do Curso de Pedagogia

  • Publicado: Sexta, 23 de Maio de 2025, 09h33
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Durante o mês de maio, a Brinquedoteca Tiduca do  IFSP-Campus Registro recebeu a visita de crianças da rede municipal de ensino. Crianças com idades entre 5 e 7 anos, matriculadas na EMEB Prefeito Josino Silveira, da rede municipal de ensino de Registro-SP, participaram de uma manhã repleta de brincadeiras e atividades lúdicas, organizadas por estudantes do curso de Pedagogia do campus.

A ação integra um projeto de extensão que articula as atividades desenvolvidas nas disciplinas com carga horária extensionista do curso de Pedagogia, promovendo vivências para entre estudantes e a comunidade externa. Sob a supervisão do professor Evandro Tortora, docente responsável pelo componente curricular "Brinquedoteca: Tempos e Experiências", a atividade envolveu o planejamento e a realização de diferentes brincadeiras, proporcionando às crianças experiências que valorizam o brincar como eixo estruturante das ações na educação de crianças pequenas.

Os tempos e espaços destinados à educação precisam ser cuidadosamente planejados a partir da observação atenta dos professores sobre as interações e necessidades das crianças. Nesse sentido, a visita à Brinquedoteca também teve como propósito proporcionar aos estudantes a oportunidade de observar como as crianças interagem com os diferentes ambientes e materiais, exercitando a práxis educativa, por meio da reflexão crítica sobre a ação pedagógica vivenciada.

A iniciativa está articulada às ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), fortalecendo a formação docente inicial por meio do contato direto com práticas educativas reais, que ampliam o olhar das(os) estudantes para os contextos escolares e comunitários.

A atividade corrobora o compromisso do curso de Licenciatura em Pedagogia, frente a sua responsabilidade social, bem como com a formação de profissionais críticos, sensíveis às demandas da educação básica e comprometidos com a transformação social, por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão.

 

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