Apresentação do Núcleo (Napne)
O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) tem como principal objetivo buscar o envolvimento do público-alvo da educação especial e de toda a comunidade escolar com a inclusão social e educacional de todos quebrando as barreiras arquitetônicas, educacionais e atitudinais, respeitando a diversidade e criando uma cultura da educação para a convivência. Entende-se como inclusão a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, considerando as diferenças de cada um. |
|
Das Competências: |
|
I. |
Propor, estimular e acompanhar a implementação de acessibilidade arquitetônica, atitudinal, comunicacional e pedagógica no câmpus, para a transposição de barreiras; |
II. |
Fomentar a autonomia dos estudantes acompanhados pelo Napne ao estabelecer estratégias para a remoção de barreiras atitudinais, arquitetônicas, pedagógicas e comunicacionais no câmpus; |
III |
Com apoio dos demais setores do câmpus, mediar as relações entre as famílias, o câmpus e os possíveis serviços institucionais indicados no Plano Ensino Individualizado (PEI) dos estudantes acompanhados pelo Napne; |
IV. |
Encaminhar e acompanhar, quando necessário, os estudantes atendidos pelo Napne a serviços oferecidos pela rede pública (municipal, estadual e/ou federal), que auxiliem no seu desenvolvimento; |
V. | Estimular o desenvolvimento de tecnologia assistiva por meio da sugestão, incentivo e/ou proposição de projetos internos e externos que visem à criação, à produção e à implementação de inovações tecnológicas inclusivas no IFSP; |
VI. | Estimular parcerias do câmpus com instituições de ensino, instituições especializadas, ONGs e empresas públicas e privadas na produção de tecnologias assistivas da comunidade externa; |
VII. |
Participar de formações continuadas promovidas pelo IFSP e outras instituições na área de educação inclusiva; |
VIII. |
Disseminar conhecimentos adquiridos por meio de formações continuadas no câmpus, propor e realizar capacitações em ações inclusivas para a comunidade; |
IX. |
Participar do planejamento das atividades didático-pedagógicas do câmpus e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes acompanhados pelo Napne; |
X. |
Sugerir, apoiar, intermediar e implementar atividades e projetos no câmpus, que visem à discussão ou práticas para uma cultura inclusiva; |
XI. |
Sugerir, participar e acompanhar a implementação de políticas públicas de inclusão do IFSP; |
XII. | Participar de eventos correlatos à área da inclusão no mundo do trabalho e dos que versem sobre a temática da inclusão escolar; |
XIII. |
Planejar a realização de eventos oficiais, de periodicidade anual, com a temática da inclusão escolar; |
XIV. |
Colaborar nos eventos oficiais do câmpus, aportando a temática da inclusão escolar e da formação integral dos estudantes, inclusive para o mundo do trabalho; |
XV. |
Motivar a realização de eventos oficiais anuais com a temática da inclusão escolar e do mundo do trabalho para as comunidades interna e externa, em parceria com a Assessoria de Ações Inclusivas; |
XVI. |
Estabelecer parcerias colaborativas com os docentes do câmpus, para delinear estratégias de acessibilidade para e durantes as aulas; |
XVII. | Indicar o acréscimo, no Plano Individual de Trabalho Docente (PIT), em conjunto com a Coordenação de Curso e docente do componente curricular, carga horária, além da estabelecida em normativa vigente, para que possam elaborar materiais, metodologias específicas e atividades individuais ao estudantes acompanhados pelo Napne; |
XVIII. | Caberá ao Napne acompanhar e auxiliar os setores no levantamento de possíveis casos de estudantes com necessidades educacionais específicas ao longo do processo pedagógico; |
XIX. |
Incentivar e pleitear projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os pressupostos de inclusão no IFSP; |
XX. |
Estimular a participação dos estudantes que compõem o PAEE nos projetos de ensino, pesquisa e extensão. |
Equipe Napne
O Napne do Câmpus Registro é composto atualmente por uma equipe multiprofissional formada por técnicos-administrativos e docentes do câmpus, além de contar com representações discentes e comunidade externa. |
|||
Coordenação: | Heleni Sousa dos Santos Ferreira | ||
Secretário: | |||
O e-mail para contato com a equipe Napne do IFSP Câmpus Registro é: |
Nome |
Cargo/Representação |
Contato |
Curso que representa/ acompanha |
Heleni Sousa dos Santos Ferreira |
TAE/Presidente |
helenisousa@ifsp.edu.br |
Todos |
Mariana Dias de Andrade |
Docente/ Secretária |
mariana.andrade@ifsp.edu.br |
Edificações |
Altamirando da Paz Ferreira |
Docente Mec/ Engenharia |
altamirandodapaz@ifsp.edu.br |
Mecatrônica e Engenharia de Produção |
Amanda Machado dos Santos Duarte |
Coord. CRA |
amandamds@ifsp.edu.br |
Todos |
Amanda Martins |
Coord. Log |
amandaadm@ifsp.edu.br |
Todos |
Anderson Carlos Ribeiro Batista |
Docente Mec/ Engenharia |
andersonbatista@ifsp.edu.br |
Mecatrônica e Engenharia de Produção |
André Luis Tessaro |
Coord. Logística |
tessaro@ifsp.edu.br |
Logística |
André Ricardo Pereira Pinze |
Discente Integrado |
a.pinze@aluno.ifsp.edu.br |
Representa alunos dos cursos integrados |
Carla Cristina Kawanami |
DAA |
carla.kawanami@ifsp.edu.br |
Todos |
Daniel de Carvalho Secco |
Coord. CAE |
secco.daniel@ifsp.edu.br |
Mecatrônica e Engenharia de Produção |
Elaine Jeremias Pereira Costardi |
Intérprete |
elainecostardi@ifsp.edu.br |
Todos |
Ivanor Gonçalves da Silva Oliveira |
Comunidade Externa |
ivangsilvaoliveira@gmail.com |
Representa a Comunidade Externa |
Ivelton Soares da Silva |
Coord. Física |
ivelton.silva@ifsp.edu.br |
Licenciatura em Física |
Janaina Waschinsky Fonseca Carriel |
Pedagoga |
jana_sky@ifsp.edu.br |
Todos |
Joice Cristina Ferreira Ramos |
Docente Edificações |
joice.ramos@ifsp.edu.br |
Edificações |
João Henrique Cândido Moura |
Coord. Pedagogia |
joaomoura@ifsp.edu.br |
Licenciatura em Pedagogia |
Jonatas Costa |
DAA |
jonatas.costa@ifsp.edu.br |
Todos |
Juliano Wagner Custodio Rodrigues |
Coord. CAE |
j.rodrigues@ifsp.edu.br |
Todos |
Letícia Rosa Marques |
Docente Integrados |
leticia.marques@ifsp.edu.br |
integrados |
Marcio Lucio Rodrigues |
DAE |
marcio.rodrigues@ifsp.edu.br |
Todos |
Michele Azevedo Alcini Ribeiro |
Representante da Família |
michelealcini13@gmail.com |
Representa a Família |
Michelle de Oliveira Parreira Ruwer |
Coord. Pesquisa |
parreira.michelle@ifsp.edu.br |
Todos |
Natalia Bortolaci |
Docente Pedagogia |
natalia.bortolaci@ifsp.edu.br |
Pedagogia |
Renê Wil Bernardes |
Docente Integrados/ Pedagogia |
rene.bernardes@ifsp.edu.br |
Integrados e Pedagogia |
Rosana Silva Vassão |
Discente Superior |
vassao.rosana@aluno.ifsp.edu.br |
Representante discente Superior e Técnicos Conc. |
Thales Botelho de Sousa |
Docente/ Engenharia de Produção |
thales.botelho@ifsp.edu.br |
Engenharia de Produção |
Portarias de Nomeação:
Público-Alvo do Napne
Constitui-se público-alvo das ações inclusivas do Napne Câmpus Registro os estudantes PAEE, conforme legislação vigente. Estudantes que apresentem alguma(as) das condições abaixo: |
|
Legislação
Legislação Institucional – IFSP: |
|
Portaria n° 38, de 16/02/2022 – Dispõe sobre o regulamento do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne); |
LINK |
Instrução Normativa PRE n° 1, de 20/03/2017 – Estabelece orientações para identificação e acompanhamento, pelo Napne, do estudante com necessidades específicas. |
LINK |
Guia Materiais Acessíveis – Elaboração de materiais educativos acessíveis. |
LINK |
Legislação Nacional: |
|
|
|
Legislação Internacional: |
|
|
Publicações
2021 | 1-2021 |
2021 | 2- 2021 |
2021 | 3-2021 |
2022 | Boletim: Março, Abril e Maio |
2022 | Boletim: Agosto e Setembro |
2022 | Boletim: Junho e Julho |
2022 | 7- OUTUBRO E NOVEMBRO 2022 |
10- Vídeo diálogos sobre inclusão.mp4 |
2023 | 8 - NAPNE 2023 (1) |
2024 | 9- NAPNE 2024 (1) |
Redes Sociais