O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI é composto por servidores e estudantes do IFSP e tem por objetivo a promoção de estudos e ações sobre a temática das relações étnico-raciais na instituição educacional, fundamentadas nas Leis Nº 10.639/2003 e 11.645/2008, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, o Núcleo foi criado para que as questões étnico-raciais, como o racismo e a xenofobia, não fiquem à margem e sejam tratadas com a devida seriedade nas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de São Paulo, ou que estejam a ele vinculadas. Isso significa zelar pelo fiel e adequado cumprimento da legislação, promovendo e ampliando as ações inclusivas e o debate acerca do racismo em nosso país. Além de incentivar e ampliar ações que já existem, o NEABI, com a participação da comunidade escolar, busca novas propostas, novos caminhos de inserção efetiva do indígena e do afro-brasileiro em todas as esferas da sociedade, das quais foram e ainda são excluídos, em função de valores culturais e práticas institucionais discriminatórias e sectaristas. Em sua carta de apresentação, o NEABI traz o compromisso do IFSP de reconhecer que o racismo e a discriminação ainda são práticas recorrentes. Portanto é necessário que as questões sejam postas em discussão, refletidas em todos os âmbitos do IFSP a fim de promovermos educação para as relações étnico-raciais que visa igualdade de direitos e condições de acesso e permanência por meio da valorização da diversidade e respeito mútuo. Regulado pela Portaria Nº 2.587, de 28 de julho de 2015, o NEABI foi lançado oficialmente em 20 de agosto de 2015, em cerimônia no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. |
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Portifólio de Formadores
Projetos e Ações Comissão de Ações Afirmativas - Portaria n.1.989 de 29 de maio de 2017 Política de Ações Afirmativas para os cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu - Resolução n.32/2017, de 02 de maio de 2017 LINK3
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Neabi no Campus
Representante do NEABI no IFSP Câmpus Registro
Thiago Batista Costa |
Registro |
thiagocosta5@hotmail.com |
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Andréia Regina Silva Cabral Libório |
Registro |
andreia_rsc20@ifsp.edu.br |
Cartas Abertas
2017 - Carta de apoio de apoio a resistência Guarani no Jaraguá |
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2018 - Carta aberta à população Neabi contra o racismo |
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Carta aberta contra o genócidio da população indígena |
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Carta aberta á população manifestações de ódio racial e violência de classes no ambiente educacional: perspectivas de superação a partir de uma educação que emancipa e liberta |
Leis e Decretos
Lei Nº 10.639, de 9/01/2003 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". |
Lei Nº 11.645, de 10/03/2008 – “Altera a Lei no 9.394, de 20/12/1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9/01/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. |
Lei Nº 7.716, de 5/01/1989 – “Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor”. |
Decreto Nº 58.526, de 23/11/2018 – “Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial – PLAMPIR”. |
BRASIL; Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana. Campinas, SP 2009. 104 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=1852-diretrizes-curriculares-pdf& category_slug=novembro-2009-pdf&Itemid=30192 |
Pareceres e Resoluções sobre Educação das Relações Étnico-Raciais |
Bibliotecas
Fontes de Pesquisa
Consulte algumas fontes de pesquisa |
Outros
LINK | Projeto - AfroIF- Articulando Saberes NEABI/IFSP e Moçambique |
Redes Sociais