Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes


Retomada do calendário acadêmico



  1. Quando ocorrerá o retorno às aulas no Câmpus Registro?

O retorno às aulas, em todos os cursos regulares do Câmpus Registro ocorrerá no dia 10 de agosto de 2020.


  1. Como será o retorno às aulas no Câmpus Registro?

O retorno às aulas será inicialmente de forma não presencial (atividades remotas).


  1. Há previsão de o Câmpus Registro retornar com atividades presenciais?

Não. A Instituição acompanhará as orientações dos órgãos de saúde. No momento, não há previsão para o retorno presencial.


  1. Havendo melhora na situação da pandemia e liberação pelos órgãos sanitários, o Câmpus Registro poderá retornar presencialmente com suas atividades?

Sim. Quando houver permissão/liberação, o Câmpus Registro retornará com atividades presenciais e não presenciais simultaneamente.


  1. Quando se encerrará o 1º Semestre Letivo de 2020?

Conforme reorganização do calendário acadêmico, para reposição da carga horária de todos os cursos, o primeiro semestre letivo de 2020 se encerrará no dia 10 de outubro de 2020.


  1. O calendário poderá ser alterado?

Sim. O cumprimento do calendário está relacionado às condições sanitárias, sendo possível tanto a retomada progressiva das aulas presenciais, quanto a revisão do calendário.


  1. Como ficará a disposição das disciplinas teóricas, práticas e teórico-práticas com a retomada das aulas?

Toda a organização de oferta das disciplinas ficará sob responsabilidade do coordenador e docentes dos cursos. Uma possibilidade é propor que as atividades práticas sejam programadas para o final do semestre, quando se espera ter liberação de acesso ao Câmpus, ainda que com um número reduzido de pessoas. Nesse formato, as disciplinas seriam desenvolvidas, inicialmente, com as atividades teóricas e depois com as atividades práticas. Esse planejamento será feito pelos cursos e enviado aos discentes antes do início das aulas.


  1. É necessário cumprir toda a carga horária das disciplinas?

Sim. É necessário cumprir toda a carga horária de cada disciplina.


  1. Como será computada a frequência às aulas?

A frequência às aulas será computada por meio da participação e realização das atividades propostas. Cada docente deverá apresentar aos alunos todos os critérios para atribuição de presença, que poderá ser a realização das atividades e devolução ao docente, a participação on-line (para todos que tiverem acesso à internet simultaneamente) ou envio de forma impressa para aqueles que tiverem problemas com conexão à internet.


  1. Como serão as avaliações?

As avaliações serão realizadas de forma não presencial, de acordo com o planejamento de cada professor, podendo ser por meio de resolução de exercícios, resenhas, estudo de caso, participação nos fóruns entre outras atividades apresentadas previamente pelo docente da disciplina.


  1. Como serão as primeiras aulas?

Até o dia 03/08/2020 será publicado um cronograma das atividades relativas à primeira semana de aulas, contemplando recepção virtual dos alunos, bate-papo para instruções gerais com as coordenadorias dos respectivos cursos, ambientação e capacitação em plataformas digitais, orientação ao uso das plataformas de periódicos e da Biblioteca Virtual, comportamento adequado em ambientes virtuais e retomada de conteúdos.


  1. Os professores iniciarão suas aulas não presenciais a partir de qual conteúdo?

Os professores iniciarão suas aulas a partir do último conteúdo ministrado antes da suspensão dos calendários (semana de 09/03/2020 a 13/03/2020). Cada docente incluirá em seu planejamento a revisão do conteúdo já ministrado e a apresentação do novo plano de aulas.


  1. Os conteúdos ministrados durante a suspensão do calendário serão retomados?

Sim. Os conteúdos trabalhados durante a paralisação não eram obrigatórios, portanto, serão retomados pelos docentes. Como descrito anteriormente, a retomada ocorrerá a

partir do conteúdo ministrado na última semana de aulas presenciais (de 09/03/2020 a 13/03/2020).

  1. Quais são as principais plataformas digitais que serão utilizadas?

O MOODLE é a plataforma oficial para desenvolvimentos das aulas e o SUAP para as questões de documentação e registros.

Os docentes poderão utilizar também videoconferência pela RNP, Microsoft Teams, Google Meet, entre outros, desde que previamente acordado com os alunos.


  1. Como será o horário de aulas?

O horário de aulas será igual ao seguido antes da paralisação, mas o desenvolvimento não será nos mesmos moldes do ensino presencial. Portanto, cada docente irá propor diferentes atividades, com diferentes prazos para execução e flexibilidade de horários. É importante que os alunos acompanhem a programação de todas as suas disciplinas, de acordo com as orientações de cada professor.


  1. O tempo de duração de atividades on-line é o mesmo das aulas presenciais?

O tempo de duração das atividades “on-line” não é, necessariamente, o mesmo das aulas presenciais. Para cada atividade proposta, o docente informará o período de realização, bem como o processo para envio pelos alunos.


  1. E se o aluno não tiver internet ou tiver problema de conexão durante uma atividade?

O IFSP e o MEC estão desenvolvendo ações para garantir acesso à internet aos alunos. De qualquer forma, independente da qualidade da conexão com a internet de

cada discente, a preocupação maior é com ensino de qualidade. Os docentes serão orientados a dispor suas atividades para que aqueles que não puderem assistir on-line possam assisti-las em outro momento. Também serão enviadas atividades impressas, caso o aluno não consiga de nenhuma forma ter acesso aos conteúdos propostos. O estudante que tiver problemas com a recepção dos materiais deverá comunicar ao coordenador do curso sobre suas dificuldades, para que a instituição possa verificar a melhor forma de prestar-lhe suporte.


  1. Quando ocorrerá a rematrícula para o 2º Semestre letivo de 2020?

A rematrícula para o 2º Semestre de 2020, para os cursos técnicos concomitantes/subsequentes e cursos superiores, ocorrerá pelo SUAP no período de 13 a 16 de outubro de 2020. Não há rematrícula para o 2º Semestre para os cursos integrados, visto que esses cursos são anuais.


  1. Quando se iniciará o 2º Semestre letivo de 2020?

Conforme reorganização do calendário acadêmico 2020, o início do 2º Semestre ocorrerá no dia 19/10/2020.


  1. Quando se encerrará o 2º Semestre letivo de 2020?

Conforme reorganização do calendário acadêmico 2020, o encerramento do 2º Semestre de 2020 ocorrerá no dia 27 de janeiro de 2021.


  1. Haverá férias em Janeiro/2021?

Não, conforme reorganização do calendário acadêmico 2020, as férias serão no mês de fevereiro, após término do ano letivo de 2020.


  1. Como ocorrerá o retorno presencial ao Câmpus REGISTRO?

O retorno presencial ocorrerá segundo as orientações das autoridades sanitárias e seguindo todo protocolo institucional para esse fim, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento, revezamento de turmas, entre outros.


  1. Haverá um planejamento especial para os alunos concluintes?

Sim. Poderá haver um planejamento especial para concluintes, considerando os diferentes cursos e a carga horária de cada turma/curso. O planejamento está sendo feito de maneira a não acarretar sobrecarga aos alunos e aos servidores. Com o retorno dos docentes, no dia 22 de julho, os estudantes concluintes poderão consultar seus coordenadores para esclarecimento de dúvidas a esse respeito.


  1. Quem são os alunos concluintes?

Alunos que estejam matriculados nas disciplinas necessárias para finalizar o curso no semestre/ano em análise ou aqueles que já cursaram todas as disciplinas da matriz curricular, mas que mantêm matrícula institucional, dependendo da realização de estágio, TCC ou atividades complementares para a efetiva integralização do curso.


  1. Será realizada avaliação do desenvolvimento das atividades não presenciais por parte da Instituição?

Sim. A cada 15 dias haverá reunião por setor para avaliação interna e a cada dois meses será feita uma avaliação geral da proposta.


  1. Haverá mudanças no auxílio permanência?

O Câmpus Registro seguirá o previsto no Programa de Auxílio Permanência conforme disposto pelas Resoluções IFSP Nº 41 e 42/2015 e pela Instrução Normativa 02/2020. Qualquer alteração será comunicada pelo site a toda a comunidade. Os pagamentos relacionados à Assistência Estudantil dependem de disponibilidade orçamentária.


  1. É possível realizar o trancamento/cancelamento nos cursos integrados?

Só é possível realizar o trancamento da matrícula dos alunos matriculados nos cursos de Ensino Médio Integrado se for comprovada a realização de intercâmbio ou se o estudante estiver passando por problemas de saúde.

O cancelamento de matrícula, para o estudante com menos de 18 anos, só poderá acontecer por transferência. Isso deverá ser feito por meio de requerimento no SUAP, com usuário do aluno e anexo de uma cópia da declaração de vaga da escola na qual o estudante irá se matricular.

Após recebimento do requerimento, a CRA iniciará o processo de atendimento ao requerimento, o qual envolve setores como a CAE (entrega dos livros didáticos e chave do armário), CSP (entrevista de desligamento) e CBI (eventuais pendências com a biblioteca).


  1. Como se dará o trancamento/cancelamento de matrícula nos cursos técnicos concomitantes/subsequentes?

Para trancamento/cancelamento, o estudante deve acessar o SUAP e fazer o requerimento. Veja no link como proceder

Após recebimento do requerimento, a CRA iniciará o processo de atendimento, o qual envolve setores como CAE, CSP (entrevista de desligamento) e CBI (eventuais pendências com a biblioteca).

Ressalta-se que o cancelamento de matrícula é o fim do vínculo com a instituição.


  1. Como se dará o cancelamento de disciplina/cancelamento de matrícula/trancamento de matrícula nos cursos superiores?

Para isso, o estudante deve acessar o SUAP e fazer o requerimento. Veja no link como proceder

Após recebimento do requerimento, a CRA iniciará o processo de atendimento, o qual envolve setores como CAE, CSP (entrevista de desligamento) e CBI (eventuais pendências com a biblioteca).

Trancamento de matrícula e cancelamento de disciplina não influenciam no processo de rematrícula do aluno, apenas na prioridade de matrícula para alunos de curso superior.

Cancelamento de Matrícula é o fim do vínculo do estudante com a instituição.


  1. Haverá abertura de processo seletivo para o 2º Semestre de 2020?

A possibilidade de abertura de novas vagas ainda está sendo discutida, assim como a melhor forma de realizar o processo seletivo em tempos de pandemia. Todas as informações estarão disponíveis em Processo Seletivo para cursos técnicos e superiores/ Informações em https://rgt.ifsp.edu.br/portal/.


  1. Quando ocorrerá a rematrícula para o 1º Semestre letivo de 2021?

A rematrícula para o 1º Semestre de 2021, para todos os cursos presenciais regulares do Câmpus Registro, ocorrerá pelo SUAP, no período de 08 a 19 de fevereiro de 2021.


  1. Quando se iniciará o ano letivo de 2021?

O ano letivo de 2021, segundo calendário reorganizado, terá início em março de 2021.


  1. Como serão realizados os estágios supervisionados obrigatórios no curso de Licenciatura?

As atividades de estágio seguirão o disposto na INSTRUÇÃO NORMATIVA PRE Nº 008, DE 14 DE JULHO DE 2020. Assim que os alunos retornarem às suas atividades, os coordenadores farão as orientações necessárias.


  1. Estou com livro(s) da Biblioteca emprestado(s). Quando devo devolvê-lo(s) à instituição?

A CBI está fazendo a renovação automática de todas as obras que foram emprestadas antes do início da quarentena. Os alunos devem permanecer com os livros sob sua responsabilidade até o comunicado oficial expedido pela Coordenação de Biblioteca informando as datas de devoluções e os procedimentos que deverão ser adotados para garantir a segurança de todos.


  1. Onde posso acessar livros, artigos, Normas Técnicas, bases de dados e materiais complementares?

A Biblioteca Virtual Universitária Pearson dá acesso a mais de 9 mil títulos de diversas áreas a todos os alunos e servidores do IFSP. É possível acessar a BVU, pelo link disponível no destaque “Links Úteis” no SUAP e ainda, baixar o aplicativo da BVU disponível para os sistemas Androide e IOS. O tutorial de primeiro acesso da BVU está disponível em https://rgt.ifsp.edu.br/portal/lista-de-noticias/40-coordenadorias/gerencia-educacional/artigos-biblioteca/1475-biblioteca-virtual-universit%C3%A1ria-bvu-manual-de-uso-do-aluno

Por meio do CAFe, sistema remoto de acesso do Portal de Periódicos da CAPES, alunos e servidores do IFSP têm acesso às diversas plataformas de artigos e conteúdos científicos disponibilizados pela CAPES remotamente, isto é, sem precisar usar os computadores habilitados nas dependências do Câmpus. O acesso é realizado pelo site da CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br/.

Pelo Pergamum é possível consultar a bibliografia de todo o acervo físico da biblioteca. Também, pelo Pergamum, alunos e servidores têm acesso ao Target GEDWeb, sistema que gere o acervo de Normas e Informações Técnicas. É possível acessar o Pergamum pelo link disponível no destaque “Links Úteis” no SUAP.


  1. 34. Você ainda tem dúvidas? Encaminhe-as para os coordenadores de curso ou para o setor específico com o qual você precisa se comunicar.

Diretoria Adjunta de Ensino

DAE/RGT

Fim do conteúdo da página