Estudante do IFSP Campus Registro é eleita delegada para a Conferência Nacional de Educação

• Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2023, 16h25

Entre os dias 17 e 18 de novembro de 2023 ocorreu a Etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação - CONAE, a qual tem como tema central o “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável".

A estudante do 1º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Edificações do IFSP Campus Registro, Yasmim Yumi Bento Kimura, de 16 anos, participou da etapa estadual representando os estudantes da região do Vale do Ribeira, ocorrida de maneira híbrida no dia 17 e presencial no dia 18, na cidade de Guarulhos (SP). O tema da conferência desdobra-se em sete eixos, e a estudante contribuiu no Eixo VII: “Educação Comprometida com a Justiça Social, a Proteção da Biodiversidade, o Desenvolvimento Socioambiental Sustentável para a Garantia da Vida com Qualidade no Planeta e o Enfrentamento das Desigualdades e da Pobreza”.

“Foi incrível participar da etapa estadual da CONAE. Lá em Guarulhos eu tive a oportunidade de conversar com diversas pessoas, sendo elas estudantes do ensino básico, superior e profissionalizante, profissionais da educação, pais e mães, onde eu consegui conhecer suas visões e opiniões a respeito da Educação brasileira, além de também dar e defender as minhas opiniões como estudante”, relata Yasmim Kimura.

Na mesma ocasião, a estudante foi eleita delegada estadual para participar da etapa nacional que ocorrerá na cidade de Brasília (DF), em janeiro de 2024, representando os estudantes do ensino profissionalizante do estado de São Paulo, assim como o IFSP e os estudantes do Vale do Ribeira.

“Estou ansiosa para participar da etapa nacional, onde terei contato com pessoas do Brasil todo em Brasília. Espero conseguir contribuir da melhor forma possível, levando à etapa nacional minha experiência como estudante do ensino médio integrado ao técnico, juntamente com minhas opiniões e demandas da minha região. Sei que no final estarei voltando para casa com uma bagagem muito maior de conhecimento. ”