ALUNA DO IFSP CAMPUS REGISTRO CONQUISTA O TÍTULO DE MESTRA NACIONAL DE XADREZ

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 12h26

Registro, 08 de Novembro de 2023

No último fim de semana, Gabrieli de Melo, uma jovem talentosa enxadrista e aluna do Curso Técnico em Logística do IFSP – Campus Registro, alcançou um feito notável no Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez. O evento, que reuniu as melhores jogadoras do país, viu Gabrieli de Melo acumular 5,5 pontos empatada em pontos com a 11ª colocada no torneio, ficando em 14º lugar devido aos critérios de desempate.

A agora MNF Gabrieli de Melo em ação durante o 62º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez

O destaque da conquista de Gabrieli não se limitou à posição final, mas também ao título que ela conquistou. Com sua pontuação final, ela obteve uma conquista significativa em sua carreira ao obter o título de Mestre Nacional Feminina (MNF) de Xadrez, concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).
Essa realização é um reconhecimento do incrível talento e dedicação de Gabrieli ao xadrez, e ela se junta a um seleto grupo de enxadristas brasileiras que ostentam o título de MNF. O título de Mestre Nacional é um dos degraus iniciais na escalada para se tornar uma Mestre Internacional (MI) ou uma Grande Mestre (GM) no futuro, por exemplo.
O título de campeã do Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez foi conquistado pela Mestre da Federação Internacional (MF), Juliana Terao. Juliana alcançou a incrível marca de oito títulos nacionais, igualando-se à Mestre Internacional Feminino (WMI), Regina Ribeiro, que também detém oito títulos. Essas duas enxadristas agora são as recordistas nacionais.
A cidade de Timbó, em Santa Catarina, e o país inteiro através das lives transmitidas ao vivo, testemunhou o crescimento do xadrez feminino no Brasil e da paixão e habilidade das jogadoras que competem no esporte. A conquista de Gabrieli representa um marco em sua carreira e serve como um incentivo para que outras jovens enxadristas da cidade que hoje treina e reside, sigam seus passos.

O IFSP tem sua rainha no xadrez

Gabrieli contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Registro, que viabilizou a sua participação no Campeonato Brasileiro. Após a conquista, ela mantém-se motivada para prosseguir treinando e competindo, buscando novas conquistas no xadrez. A comunidade de xadrez de Registro e seus amigos estão ansiosos para ver o que o futuro reserva para essa promissora jogadora.

DESTAQUE NOS JOGOS ELETRÔNICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS

No primeiro semestre, ela já havia se consagrado campeã estadual e nacional dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF), competindo com centenas de jogadoras de todo o Brasil.

Gabrieli é a atual campeã estadual e nacional de Xadrez no eJIF 2023

No último dia 21/10, Gabrieli também conquistou o título de campeã absoluta da 2ª Etapa do 19º Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira – realizado durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2023) no Campus Registro, superando todos os seus adversários, incluindo o Mestre Nacional (MN) Nilton Hirota.

Gabrieli recebendo o troféu de campeã da categoria absoluto das mãos do Prof. Orlando e do Prof. Márcio durante a 11ª SCNT 2023.

O talento de Gabrieli é inegável, e sua dedicação ao xadrez a torna uma representante digna de destaque.

PROJETO DE XADREZ E DOMÍNIO NAS COMPETIÇÕES

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Registro tem aulas de Xadrez todas às sextas-feiras na Biblioteca Machado de Assis com a participação de crianças e jovens. O objetivo principal é estimular e consolidar o espaço enxadrístico no Câmpus Registro, democratizando o acesso à prática e a cultura do Jogo de Xadrez ao oportunizar a interação, o raciocínio, a disciplina e o fomento de atletas com potencial. As aulas serão ministradas pelo Prof. Orlando Eduardo Ferri.
A iniciativa faz parte do Projeto de Ensino Xeque-Mate: Xadrez no IFSP iniciado em 2022, coordenado pelo Prof. Orlando e colaboração dos servidores Prof. Márcio Lúcio Rodrigues (Diretor Adjunto de Ensino), Prof. Egídio Costa Filho e Felipe Novaes Rangel, através da Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE). O Campus Registro brilhou nos chamados esportes da mente recentemente, conquistando um impressionante número de medalhas nos Jogos Escolares da 22ª Semana da Pátria (SEMPA) realizada em Registro/SP, demonstrando seu domínio no Jogo de Xadrez e também no Jogo de Damas.
O Prof. Orlando Eduardo Ferri, que é Mestre Nacional de Xadrez e responsável pelo projeto de Xadrez no IFSP Campus Registro, compartilhou seu entusiasmo pelas conquistas dos alunos. "Ver nossos alunos se destacando tanto nos Jogos Escolares quanto no eJIF é motivo de grande alegria e orgulho. Essas vitórias são fruto do comprometimento e do trabalho árduo de nossos atletas, bem como do apoio da comunidade escolar.".

Gabrieli e Prof. Márcio - Campus Registro brilhando nas competições de Xadrez

As conquistas tanto no cenário local quanto nacional solidificam o IFSP Campus Registro como um centro de excelência esportiva e intelectual, onde os estudantes são encorajados a desenvolver suas habilidades dentro e fora das quadras. A equipe gestora do Campus Registro reafirma seu compromisso de proporcionar um ambiente propício para o crescimento pessoal e esportivo, preparando seus alunos não apenas para desafios acadêmicos, mas também para desafios na vida.