I Festival Corpo e Arte do IFSP ocorre nos dias 26 e 27/10 no Campus Registro

• Publicado: Terça, 24 de Outubro de 2023, 11h17

A comissão organizadora do evento apresenta com entusiasmo o I Festival Corpo e Arte do IFSP, um evento que transcende fronteiras e proporciona aos educandos(as) do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) uma experiência única e transformadora. Ao abraçar a rica tapeçaria da cultura popular e a vastidão de expressões corporais, nossa jornada busca não só favorecer reflexões e trocas de conhecimentos como nutrir a mente, o corpo e a alma.

No intuito de promover uma experiência enriquecedora e holística para nossos(as) estudantes, abraçamos a cultura popular e a diversidade de manifestações da cultura corporal como elementos centrais dessa jornada.

Durante o evento, exploraremos a diversidade das práxis e possibilidades criativas do corpo, reafirmando a importância da cultura corporal, enquanto celebramos a confraternização e a incrível potencialidade que cada corpo carrega.

Nosso evento, cuja primeira edição será realizada no Campus Registro, é um verdadeiro mergulho na riqueza da cultura popular e nas diferentes formas de expressão artística e corporal que ela nos oferece.

Através de apresentações de danças, manifestações culturais e atividades que exploram as diversas corporeidades, buscamos promover um espaço inclusivo em que cada educando(a) se sinta valorizado(a) e parte essencial desse mosaico cultural.

Acreditamos que ao reconhecer e apreciar as origens de nossa cultura e a valorização de produtos de nossos processos criativos abrimos portas para uma compreensão mais profunda do mundo que nos cerca.

Além de enaltecer a cultura popular, nosso evento também coloca em destaque a criatividade e versatilidade do corpo humano. As oficinas e apresentações artísticas demonstrarão os usos criativos do corpo como ferramentas de expressão artística e emocional. Com isso, esperamos não apenas inspirar os(as) educandos(as) a explorarem suas próprias capacidades, mas também a compreenderem a necessidade de cuidar de si e da comunidade de maneira integral.

Não se trata apenas de uma celebração da Arte e da Educação Física, mas também de uma oportunidade para estreitar laços, construir memórias e fortalecer a sensação de comunidade dentro da rede do IFSP. Acreditamos que a confraternização é essencial para a ampliação da leitura de mundo e conscientização de nossos(as) estudantes, e é por isso que incentivamos todos(as) a participarem ativamente, compartilhando experiências, aprendizados e momentos de alegria.

Por fim, esperamos que este evento seja um catalisador de inspirações, de crescimentos diante frestas, de empoderamentos, de promoção e florescer das diversidades, dos direitos humanos, fomentando as lutas anti-racistas, anti-apagamentos dos povos e culturas originárias, anti-machistas, anti-capacitistas, anti-LGBTQIAPNK2+fóbicas, entre outras lutas contra quaisquer injustiças sociais, a partir das e em meio às práticas corporais, artísticas e culturais, despertando em nós as verdadeiras potencialidades do ser, já que somos vocacionados ao ser-mais, como nos ensinou Paulo Freire, por exemplo.

Sejam bem-vindas todas as pessoas ao I Festival Corpo e Arte do IFSP, no Campus Registro!

COMISSÃO ORGANIZADORA - CÂMPUS DO IFSP
Catarina Percinio Moreira da Silva – Bragança Paulista