Xadrez do IFSP Registro

• Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 09h24

Xadrez do IFSP Registro se destaca no eJIF 2023 e nos Jogos Regionais e torna-se referência na modalidade

O mês de julho foi muito agitado para os atletas da modalidade Xadrez do Campus Registro que participaram da fase estadual dos Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF 2023) e dos 65º Jogos Regionais na cidade de Cerquilho.

Na fase estadual do eJIF 2023, o Campus Registro foi representado pelos alunos Gabrieli de Melo (Téc. Logística), Murilo Batista Ferreira (Téc. Int. Mecatrônica), Nathaly Camily Ferreira Santos (Eng. Produção / Atlética Nilo Peçanha) e Tiago Hideki Adati Muto (Téc. Int. Mecatrônica). A equipe jogou 5 etapas na modalidade Xadrez Arena no site Lichess.org durante os dias 03 e 04/07. Na classificação final, as alunas Gabriely e Nathaly conquistaram o primeiro e segundo lugar do feminino, respectivamente, garantindo vaga para a fase nacional do eJIF e representarão o IFSP na competição, cuja data ainda será marcada. Tiago e Murilo tiveram ótimo desempenho jogando contra mais de 100 jogadores, dentre eles, mestres nacionais. Ambos têm apresentado grande evolução e demonstrando um bom potencial.

Jogos Regionais:

Entre os dias 08/07 e 12/07, alunos do Campus Registro representaram os municípios de Registro e Sete Barras na 65ª edição da 8ª região dos Jogos Regionais, que aconteceu nas cidades de Boituva, Cerquilho e Tietê. Os jogos de Xadrez ocorreram em um clube da cidade de Cerquilho.

A equipe de Registro no Xadrez Feminino categoria Sub 21 conquistou o ouro com as alunas: Nathaly Camily Ferreira Santos (Eng. Produção / Atlética Nilo Peçanha), Raphaela Albuquerque de Jesus (Téc. Int. Edificações) e Tarsila Carolina Rodrigues Ruiz (Téc. Int. Mecatrônica). A equipe feminina também garantiu vaga nos Jogos Abertos do Interior, que reunirá todas as cidades campeãs de outras regiões do estado de São Paulo.

Já a equipe da cidade de Registro no Xadrez Masculino categoria Sub 21 conquistou a medalha de bronze contando com o aluno Yardan Cardoso Tobias (Téc. Int. Logística). No Xadrez Feminino categoria livre, a equipe de Sete Barras conquistou a medalha de prata com a participação da aluna Gabrieli de Melo (Téc. Logística), que também assegurou vaga nos Jogos Abertos do Interior. Ainda teve a Equipe de Sete Barras no Xadrez Masculino categoria livre que conquistou um honrado 8º lugar contando com a participação do experiente Prof. Márcio Lúcio Rodrigues. Essa categoria foi vencida pela equipe de Campo Limpo Paulista que contratou os melhores grandes mestres do país.

Além dessas conquistas, o Xadrez tem um espaço dedicado aos alunos em frente à CAE, onde eles podem jogar e treinar todos os dias. Outro projeto de Xadrez acontece na Biblioteca Machado de Assis do Campus Registro, organizado pelo Mestre Nacional, o Prof. Orlando Eduardo Ferri com o apoio dos servidores Prof. Márcio Lúcio Rodrigues (DAE) e Felipe Novaes Rangel (CAE).

O próximo desafio dos nossos alunos são os Jogos Escolares da Semana da Pátria (SEMPA), que acontecerão entre o final de agosto e o começo de setembro, em Registro. Com o Campus tornando-se referência no esporte, a expectativa é de muitas medalhas na modalidade.