Dia da Consciência e Resistência Negra no Campus Registro

• Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 11h35

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência e Resistência Negra, a Comissão da Diversidade do Instituto Federal de São Paulo – Campus Registro realizou debates e exibição de vídeos (Fotos 01 e 02), assim como a execução de cartazes ao final do evento (Foto 03). A temática debatida referiu-se às questões raciais no Brasil e sua incidência na sociedade.

Participaram alunos do ensino médio integrado, concomitante e ensino superior de diferentes cursos do Campus. As atividades ocorreram simultaneamente no Auditório Paulo Freire, Biblioteca e Refeitório.

Apesar do dia 20 de novembro não ser feriado na cidade de Registro, a

Comissão da Diversidade decidiu utilizar o dia - já previsto no calendário acadêmico - como uma oportunidade de diálogos e reflexões sobre as questões étnico-raciais e seus desdobramentos na sociedade brasileira. Foi possível compartilhar com os alunos dados estatísticos atuais sobre as desigualdades raciais, refletindo sobre o racismo como uma questão estrutural construído historicamente - e portanto, passível de transformação – assim como escutar depoimentos emocionantes de professores e alunos, dirimindo dúvidas e reconhecendo avanços e desafios existentes nessa temática. Essa experiência gerou uma impressão positiva de que caminhando juntos, passo a passo, será possível construir relações étnico-raciais mais saudáveis para as próximas gerações. Que venham os próximos passos!