CPA

Autoavaliação Institucional 2019 do IFSP: participe até 25/09

• Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 13h49

Está em andamento, até o dia 25 de setembro, a Autoavaliação Institucional do IFSP. Ao responder o questionário, os alunos e os servidores do IFSP contribuem com a melhoria dos cursos da Instituição. As respostas da autoavaliação subsidiarão um relatório que será encaminhado ao INEP/MEC.

Podem participar da autoavaliação os estudantes dos cursos de graduação do IFSP, os servidores técnicos administrativos dos câmpus que ofertam cursos superiores, todos os servidores docentes, incluindo aqueles em licenças médica e capacitação, e professores substitutos, temporários etc. O Câmpus Registro possui dois cursos superiores atualmente: Licenciatura em Física e Engenharia de Produção.

Como participar?

As comissões locais dos câmpus estão aplicando os questionários aos discentes em colaboração com as coordenações de cursos. A comissão local do Câmpus Registro encaminhará os participantes para um laboratório de informática e fornecerá a eles um código de acesso ao site http://limesurvey.ifsp.edu.br/index.php/survey/index/sid/547321/newtest/y/lang/pt-BR    para preencherem o questionário.

Já os docentes e técnicos administrativos receberão orientações pelo e-mail institucional para que possam responder o questionário.

Para que serve a avaliação interna?

Os processos de avaliação conduzidos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) subsidiam o credenciamento e o recredenciamento de instituições de ensino superior e o reconhecimento e a renovação dos cursos de graduação oferecidos pelas IES.

O Inep aponta que a avaliação institucional, como fruto de trabalho coletivo, tem as funções de informação para a tomada de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo, melhoria institucional, autorregulação, emancipação, elevação da capacidade educativa e do cumprimento das demais funções públicas.

No 1º semestre de 2019 foi feita a sensibilização em vários momentos com a comunidade local sobre a importância da autoavaliação além da divulgação e apresentação dos resultados obtidos em 2018. Também no 1º semestre de 2019 foi a realizada a primeira autoavaliação de cursos superiores com o intuito de propor uma maior reflexão sob as condições dos cursos para orientar a direção, coordenações, colegiados de cursos e núcleos docentes estruturantes da Licenciatura em Física e Engenharia de Produção.

Sensibilização, apresentação e discussão dos resultados da Autoavaliação 2018 com a comunidade.

Apresentação e discussão dos resultados com servidores

No Câmpus Registro, a CPA é presidida pelo Prof. Orlando Eduardo Ferri e no site https://rgt.ifsp.edu.br/portal/cpa a comunidade local pode conferir todas as informações e relatórios de avaliações anteriores já realizadas.