EMPREENDIF

Jovens Mentoras de Empreendedorismo do IFSP – Registro inspiram alunos do IFMG – Ponte Nova no Desenvolvimento de Projetos de Negócios

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h47

Um projeto piloto entre alunos do IFSP- Registro e IFMG Ponte Nova teve a culminância no dia 25 de novembro com a apresentação de 11 projetos de negócios desenvolvidos pelos alunos na I Convergência Empreendedora Mineira.

Por meio do Programa Jovens Mentores de Empreendedorismo da EMPREENDIF alunos do ensino médio integrado de mecatrônica e logística do IFSP capacitados na metodologia Lean Startup e em programas de Aceleração formaram um time de mentores e desenvolveram um processo de orientação de desenvolvimento de startups para os colegas mineiros. Ao longo do semestre foram capacitados aproximadamente 60 alunos com o objetivo de desenvolverem um projeto de negócios, passando por toda trlha de validação, modelagem estratégica e financeira até a apresentação no formato pitch.

Para os idealizadores do projeto a mentoria entre os pares é efetiva oferece uma interação dinâmica tornando o processo de aprendizagem divertido.  Tivemos resultados positivos, foram apresentados 11 projetos na Banca de Negócios da Convergência Empreendedora Mineira e 3 projetos mentoriados pelas alunas do IFSP foram destaques no Startup School da Google ficando entre os finalistas como destaques estaduais. Independente do ranking, a jornada de aprendizagens construída extrapola o espaço da escola e permite o entendimento de que para empreender é preciso uma leitura crítica da realidade, trabalho em equipe, buscar parcerias, valorização da ciência e fundamentação para criar (novas) soluções para os problemas da nossa sociedade.

O empresário Paulo Márcio de Freitas - empreendedor com 20 anos de experiência, CEO da Cientec Aceleradora e presidente da Casa do Empresário de Viçosa- foi um dos avaliadores da banca de negócios e ficou surpreendido com o “resultado dos projetos dos alunos do IFMG, avaliou que os projetos tinham muita qualidade técnica, domínio do assunto e, principalmente, propostas de negócios inovadores e promissores. Finalizou sua fala dizendo “ Como resultado, fiz o convite para os participantes de dois grupos procurarem a nossa Aceleradora, pois acreditamos no potencial destes alunos.”

Um dos idealizadores da Game Core, João Melo (2º Informática),  avaliou que "Poder apresentar nossa StartUp para pessoas com tanta experiência e receber um feedback detalhado de cada um dos jurados não tem preço. Perceber a qualidade dos trabalhos dos meus colegas e  que temos potencial nos motivou muito, ainda mais com a surpresa do primeiro lugar ficamos honrados e confiantes em levar a ideia adiante. Obrigado a todos que nos ajudaram, principalmente a mentora Vitória Suzuki da EmprendIf e a professora Cássia Pires sempre nos estimulando a ir mais longe  ".

“Estou orgulhosa de todos os times que se dedicaram em fazer o melhor em seus projetos e da parceria com o EmpreendIF / IFSP! Que venha mais uma Convergência em 2020!” (Profa Cássia Pires, coordenadora do evento e professora das disciplinas de Empreendedorismo)

As jovens mentoras do IFSP Joyce Rodrigues,  Emanuela Vecki, Vitoria Suzuki e Denise Silva afirmaram que no começo o projeto foi desafiador mas uma experiência enriquecedora.  A aluna Denise Silva avaliou que  “ nos ensinamos , mas nos aprendemos muito, foi uma troca,  além de desenvolver um material – que não fosse chato-  tivemos que entender o processo de negócio dos nossos mentoriados, tivemos que lidar com a forma de orientar os times a distância, com a ansiedade dos grupos, e principalmente com a Gestão do tempo. As alunas completaram que “nós tivemos a oportunidade de participar de várias bancas de negócios, mas ter o compromisso de inspirar outras pessoas motiva você a ser melhor, a fazer melhor. Além de desenvolver os projetos, desenvolvemos como pessoas”.

Projetos mentoriados

DecorAqui

Joyce Rodrigues

Resultado da I Convergência Empreendedora do IFMG Ponte Nova