Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
EMPREENDIF

Jovens Mentoras de Empreendedorismo do IFSP – Registro inspiram alunos do IFMG – Ponte Nova no Desenvolvimento de Projetos de Negócios

  • Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 17h47
  • Acessos: 942

Um projeto piloto entre alunos do IFSP- Registro e IFMG Ponte Nova teve a culminância no dia 25 de novembro com a apresentação de 11 projetos de negócios desenvolvidos pelos alunos na I Convergência Empreendedora Mineira.

Por meio do Programa Jovens Mentores de Empreendedorismo da EMPREENDIF alunos do ensino médio integrado de mecatrônica e logística do IFSP capacitados na metodologia Lean Startup e em programas de Aceleração formaram um time de mentores e desenvolveram um processo de orientação de desenvolvimento de startups para os colegas mineiros. Ao longo do semestre foram capacitados aproximadamente 60 alunos com o objetivo de desenvolverem um projeto de negócios, passando por toda trlha de validação, modelagem estratégica e financeira até a apresentação no formato pitch.

Para os idealizadores do projeto a mentoria entre os pares é efetiva oferece uma interação dinâmica tornando o processo de aprendizagem divertido.  Tivemos resultados positivos, foram apresentados 11 projetos na Banca de Negócios da Convergência Empreendedora Mineira e 3 projetos mentoriados pelas alunas do IFSP foram destaques no Startup School da Google ficando entre os finalistas como destaques estaduais. Independente do ranking, a jornada de aprendizagens construída extrapola o espaço da escola e permite o entendimento de que para empreender é preciso uma leitura crítica da realidade, trabalho em equipe, buscar parcerias, valorização da ciência e fundamentação para criar (novas) soluções para os problemas da nossa sociedade.

 

O empresário Paulo Márcio de Freitas - empreendedor com 20 anos de experiência, CEO da Cientec Aceleradora e presidente da Casa do Empresário de Viçosa- foi um dos avaliadores da banca de negócios e ficou surpreendido com o “resultado dos projetos dos alunos do IFMG, avaliou que os projetos tinham muita qualidade técnica, domínio do assunto e, principalmente, propostas de negócios inovadores e promissores. Finalizou sua fala dizendo “ Como resultado, fiz o convite para os participantes de dois grupos procurarem a nossa Aceleradora, pois acreditamos no potencial destes alunos.”

Um dos idealizadores da Game Core, João Melo (2º Informática),  avaliou que "Poder apresentar nossa StartUp para pessoas com tanta experiência e receber um feedback detalhado de cada um dos jurados não tem preço. Perceber a qualidade dos trabalhos dos meus colegas e  que temos potencial nos motivou muito, ainda mais com a surpresa do primeiro lugar ficamos honrados e confiantes em levar a ideia adiante. Obrigado a todos que nos ajudaram, principalmente a mentora Vitória Suzuki da EmprendIf e a professora Cássia Pires sempre nos estimulando a ir mais longe  ".

“Estou orgulhosa de todos os times que se dedicaram em fazer o melhor em seus projetos e da parceria com o EmpreendIF / IFSP! Que venha mais uma Convergência em 2020!” (Profa Cássia Pires, coordenadora do evento e professora das disciplinas de Empreendedorismo)

As jovens mentoras do IFSP Joyce Rodrigues,  Emanuela Vecki, Vitoria Suzuki e Denise Silva afirmaram que no começo o projeto foi desafiador mas uma experiência enriquecedora.  A aluna Denise Silva avaliou que  “ nos ensinamos , mas nos aprendemos muito, foi uma troca,  além de desenvolver um material – que não fosse chato-  tivemos que entender o processo de negócio dos nossos mentoriados, tivemos que lidar com a forma de orientar os times a distância, com a ansiedade dos grupos, e principalmente com a Gestão do tempo. As alunas completaram que “nós tivemos a oportunidade de participar de várias bancas de negócios, mas ter o compromisso de inspirar outras pessoas motiva você a ser melhor, a fazer melhor. Além de desenvolver os projetos, desenvolvemos como pessoas”.

Projetos mentoriados

Líder

Negócio

Mentores EmpreendIF

Ana Beatriz Reis

Andromeda

Denise Silva

Ana Flávia Mayrink

Brand Up

Emanuela Oliveira

Edmar de Souza

 Fast Fit

Joao Lucas

João Melo

Game Core

Vitória Suzuki

Júlia Vasconcelos

Aroma

Emanuela Oliveira

Luana Schettini

Doces Versos

Emanuela Oliveira

Mateus Guimaraes

BIMs

Denise Costa

Raysa  Paiva

Super Fit Burguer

Vitória Suzuki

Rayssa Chaves

4Patas

Denise Costa

Vinícius Barros

Animal Interaction  

Joyce Rodrigues

Zica Ramos

DecorAqui

Joyce Rodrigues

 

Resultado da I Convergência Empreendedora do IFMG Ponte Nova

1° Game Core (João Melo e João Victor Baião)

2° BIM’s  - Tornozeleira sensorial (Mateus Guimaraes, Igor Assis, Matheus Rosa e Bruna Santos)          

3° Aroma – Cafeteria Cafeteria Executiva com Espaço Kids (Júlia Vasconcelos, Brenda Souza, Clarice Lana, Hellen Guimaraes)  


 

Fim do conteúdo da página