Editais: Coord. de Extensão

IFSP inicia projeto de Xadrez em escolas de Registro

• Publicado: Quinta, 08 de Setembro de 2016, 09h59

Na última semana de agosto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP/Câmpus Registro iniciou o Projeto de Extensão “Xadrez nas Escolas de Registro” que tem por objetivo democratizar o acesso à prática e a cultura do Jogo de Xadrez para as crianças e adolescentes de escolas públicas do município de Registro/SP, como instrumento educacional, buscando o desenvolvimento dos educandos.

Nesse primeiro momento as escolas contempladas com o projeto foram a EMEF Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e a EE Koki Kitajima, com um total de 110 alunos.

O Xadrez é conhecido por melhorar o estado de atenção e concentração dos alunos, e, consequentemente o rendimento escolar deles. Diminuindo a ansiedade, aumentando a paciência e o autocontrole nas situações de conflito, criando as condições favoráveis para se estimular o respeito e a disciplina nas crianças. A importância do jogo de xadrez como instrumento auxiliar na aprendizagem de estudantes tem sido cada vez mais reconhecida no mundo e no Brasil. Ele proporciona benefícios no desenvolvimento da capacidade intelectual e na inteligência emocional de crianças e jovens que o praticam.