Coordenadoria de Biblioteca

PROGRAMAÇÃO DA IX SEMANA DA LEITURA

• Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2023, 11h38

O evento Semana da Leitura nos direciona a leitura e a formação de leitores, nos remete prontamente à literatura. Faz-se imprescindível que isso ocorra, que a literatura esteja marcada em nossas trajetórias, pois os textos literários nos anunciam do mundo, do tempo e de quem somos, nossas relações existenciais, contemplam aspectos hora antes intransitáveis se separados da vivência artística. Amparados por esta consciência, devemos ir além do tradicional, do costumeiro, ou seja, atravessar para o outro lado da margem, buscar novas águas, pois via percursos literários, muitos caminhos podem ser tocados direta e indiretamente. O evento ocorre desde 2014, e a cada edição, novos itinerários são escritos pelos organizadores, palestrantes e participantes. Iniciada como um simples concurso literário e sem grandes pretensões, veio ganhar corpo e volume até transformar-se em um evento, merecendo destaque no calendário acadêmico. O evento tem como objetivos principais incentivar e estimular a leitura que vai além do tradicional e introduzir a experiência coletiva cultural, de informação e de desenvolvimento cognitivo, propiciar o senso crítico entre os estudantes, complementar conhecimentos por meio de uma interação intensiva do ambiente acadêmico com o contexto literário, fomentar oportunidades à comunidade acadêmica de atualização e aprofundamento no universo literário, proporcionar aos estudantes vivência fora da sala de aula, podendo realizar projetos, desafios, participar de palestra, oficinas, minicursos, jogos, entre outros.

A semana da leitura é uma oportunidade para que o IFSP possa oferecer atividades relacionadas à leitura, como oficinas de escrita criativa, rodas de leitura, contação de histórias, debates literários, entre outras atividades. Essas atividades ajudam a envolver os alunos e tornar a leitura uma atividade mais prazerosa e dinâmica.

Além disso, a semana da leitura também é uma chance para que os educadores possam apresentar diferentes gêneros literários e autores aos alunos, incentivando a diversidade de leituras. Essa diversidade é importante para que os alunos possam ampliar seus horizontes e conhecer diferentes perspectivas, enriquecendo ainda mais sua formação.

Portanto, a semana da leitura é uma iniciativa essencial para incentivar a leitura entre os jovens e despertar neles o interesse pela literatura. Ao promover essa semana, o IFSP está contribuindo para formar leitores mais críticos, criativos e conscientes, que serão capazes de compreender melhor o mundo ao seu redor e encontrar novas possibilidades para o seu futuro.

O evento visa atingir um público de aproximadamente 1000 pessoas durante a semana, abrange o ensino médio, superior, servidores e comunidade externa interessada pelas temáticas. O evento será realizado de 17 a 20 de abril de 2023, nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Registro, das 09h00 às 21h00. O evento é organizado pela Comissão Organizadora designada na PORTARIA Nº 13/2023 - DRG/RGT/IFSP DE 16 DE FEVEREIRO DE 2023.

Informações sobre o evento:

Data: de 17 a 20 de abril de 2023

Local: IFSP/RGT

Inscrição: https://www.even3.com.br/ixsemanadaleitura/

Obs: EVENTO INTERNO (somente as lives serão acessíveis à comunidade externa)

PROGRAMAÇÃO - SEMANA DA LEITURA