Licenciatura em Física

Nota relativa a uma atividade realizada com os alunos da Física

• Publicado: Quinta, 28 de Novembro de 2019, 14h12

Alunos da Licenciatura em Física participam de roda de conversa com pessoas com deficiência

A atividade, realizada no dia 19/11, foi desenvolvida por meio da disciplina “Prática Pedagógica para Pessoas com Necessidades Específicas”, ministrada pelo professor Gabriel Silva Nascimento, e visa aproximar, os tópicos discutidos em sala ao longo do semestre, das demandas no contexto do Vale do Ribeira. Compuseram a mesa: Claudimar Cavalcanti de Oliveira, presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Pariquera – Adefipa, e também a vice-presidente, Vera Lúcia Müller Bertoli, ambos falando sobre os desafios educacionais e profissionais de pessoas cadeirantes. Caio Rodrigues Ferreira Alves, apresentando sua trajetória escolar enquanto cego, Katiane Chagas Duas com sua história de superação e autonomia de ser mulher e deficiente física, e o surdo Ronald Novaes evidenciando as barreiras linguísticas e culturais que os surdos enfrentam diariamente no contexto escolar. Para Vera Lúcia, “foi um orgulho imenso ter a oportunidade de ser convidada enquanto representante da Adefipa e motivo de felicidade que, pela primeira vez, o Campus Registro tenha propiciado esse espaço direto para um diálogo aberto, com professores e alunos da licenciatura, que logo estarão também atuando como professores, no intuito de compreender melhor as diferenças e diminuir o estigma da incapacidade atribuído às pessoas com deficiência. Assim, a atividade sinaliza novas possibilidades de fazer a diferença na formação dos novos professores em uma perspectiva mais inclusiva”. Já Katiane aponta a “importância de ações como esta para que as pessoas tenham uma vivência direta e menos abstrata com pessoas com deficiência. O que pode contribuir muito para enxergar potencialidades na aprendizagem a partir das narrativas dessas pessoas”. A mesa contou ainda com a tradução e interpretação simultânea em libras-língua portuguesa de Giseli Müller Vechi e Margareti Oliveira Rodrigues do Valle, profissionais reconhecidas da rede estadual. Giseli reforça que “a conscientização desses licenciandos em Física, no que diz respeito às especificidades dos alunos é urgente e necessária, considerando ainda que a educação para as pessoas com deficiência é assegurada pela lei”.

#pracegover – A imagem ilustrando o texto é dividida por uma linha diagonal que separa duas fotos distintas. Na parte superior temos a composição da mesa, iniciando pelo lado esquerdo Katiane de blusa amarela, óculos, morena com cabelo preso. Ela apresenta deficiência física nos dois braços e pernas e usa próteses em ambas as pernas. Em seguida está Caio, camiseta branca e rosto voltado para o lado, expressão tímida. A direita dele está Vera, senhora de cabelos presos levemente grisalhos, óculos, e blusa vermelha. Ela segura o microfone com fio enquanto fala ao público sentada em uma cadeira de rodas. Ao lado dela, Claudimar, moreno, camiseta branca e blusa de frio azul, também sentado em uma cadeira de rodas, olha na direção da Vera. Por fim na extremidade direita da mesa está Ronald, moreno, cabelos curtos, blusa branca com detalhes desenhados na frente e uma blusa de frio preta aberta. Na mesa em que estão os palestrantes há duas garrafas de água e três pratos pequenos de plásticos com salgadinhos e biscoitos. Na parte inferior da imagem temos diversos alunos, convidados e professores sentados em fileiras de 5 carteiras, todos atentos à fala da Vera. Um professor de óculos (Gabriel), camiseta preta e calça azul interpreta em Libras para o surdo que está ne mesa, outra professora (Ofélia) está sentada na lateral das fileiras, com blusa preta, calça comprida listrada e braços cruzados olhando na direção da mesa.