Licenciatura em Física

“Rick e Morty”: a relação entre filosofia, física e ficção

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h23

Descrição: A pesquisa tem como objetivo estabelecer relações entre filosofia, ciência, arte e ficção a partir da filosofia de Nietzsche, da física quântica e da ficção científica que perpassam a série televisiva “Rick e Morty”, elaborando um material didático onde se analise essas relações, para usos futuros dos profissionais da educação no ensino dos temas abordados. O estudo teórico se refere à compreensão das bases da filosofia de Nietzsche, principalmente no que se refere ao Niilismo e seus estudos sobre a tragédia grega, e de conceitos físicos presentes na série e como se relacionam. A relação da filosofia, da ciência e da arte, no caso, ficcional, serve como exercício de reflexão filosófica interdisciplinar. O pensamento de Nietzsche é a fonte do estudo filosófico para compreensão do niilismo e os conceitos da física quântica compõem o quadro teórico das ciências. Este projeto deriva do projeto desenvolvido em 2018 intitulado “A relação entre filosofia e ficção”.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (3)

Integrantes: Ofélia Maria Marcondes – Coordenadora/ Lucas Felipe de Souza  – integrante/ Jessica Maria Nunes de Oliveira – integrante/ Larissa Domingues Cugler