Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Física

Aprendizagem baseada em projetos: a presença de Dewey e Kilpatrick

  • Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h21
  • Acessos: 1209

Descrição: trata-se de pesquisa teórica que pretende  discutir a proposta das metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL), à luz dos fundamentos filosófico-educacionais de John Dewey e de William H. Kilpatrick, desvelando como tal metodologia vem sendo apresentada principalmente nas mídias (via internet). Diferentes organizações e a própria mídia têm divulgado as metodologias ativas qualificando-as como inovadoras e, muitas vezes, sem dar o devido crédito a autores como Dewey e Kilpatrick, os verdadeiros precursosres dessas metodologias. O objetivo principal é estabelecer as bases filosóficas que originaram a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL) para então discutir sobre o que é divulgado como sendo o modelo de educação e a metodologia educacional para o século XXI, principlamente por consultorias educacionais. A pesquisa, de cunho filosófico-analítico, tem como proposta metodológica a análise bibliográfica com vistas a sistematizar e apontar os fundamentos teóricos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL). Os estudos têm como base a filosofia de John Dewey acompanhada do trabalho de W. H. Kilpatrick.

Situação: Em andamento

Natureza: Pesquisa

Alunos envolvidos: Graduação: (3) 

Integrantes: Ofélia Maria Marcondes – Coordenadora/ Natali Dendevicz dos Santos – integrante/ Gustavo Poppes Lopes – integrante/ Larissa Domingues Cugler

Financiador: Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Auxílio financeiro Edital 22/2018 (1 bolsa de Iniciação Científica)

Fim do conteúdo da página