Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cursos

Visita Técnica à Vale Fertilizantes

  • Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 09h15
  • Acessos: 1206

Visita técnica ao Complexo Industrial de Cajati nas Instalações Industriais da empresa Vale Fertilizantes, situada em Cajati/SP no dia 13 de março de 2017.

A visita foi organizada pelo Engenheiro Eletricista Cleber de Paula Píres, professor e orientador de estágio do curso técnico em Mecatrônica do IFSP Campus Registro. Participaram da visita os alunos do curso técnico em Mecatrônica e do curso técnico em Edificações.

A empresa Vale Fertilizantes é líder no setor mínero-químico. Compreende em sua cadeia produtiva desde a extração do minério fosfático (apatita) até produto final (Foscálcio ®). O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos uma visão sistêmica do funcionamento de uma grande empresa, desde a extração da matéria prima, com todos os seus processos produtivos, sua atividade industrial, seus sistemas de controle de processos industriais, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, assim como seus sistemas de segurança industrial (EPI’s e EPC’s) e além dos sistemas de segurança patrimonial. O supervisor de Mina Walter Leite e o analista de meio ambiente Jamilson de Souza informaram sobre o funcionamento da empresa, a respeito extração da matéria prima, do controle ambiental, controle de resíduos, do tratamento de rejeitos industriais, do tratamento de efluentes, entre outros. Conhecer um complexo industrial como este, onde a empresa extrai a matéria prima, faz todos os processos de beneficiamento, transformação e fabricação até a obtenção do produto final, possibilitou aos visitantes uma visão diferenciada sobre a realidade de uma empresa de grande porte, neste caso, uma multinacional. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de saber aonde podem aplicar o conhecimento obtido durante a sua vida acadêmica. Além dos alunos também participaram da visita os professores Engenheiros Jonathas Mariano, Sherfis Ruwer, Michelle Parreira e Heider Ribeiro. A participação dos professores foi de fundamental importância, pois foi pensada numa possibilidade de parceria em pesquisas para proporcionar soluções diferenciadas em alguns processos de reaproveitamento dos rejeitos industriais.

Agradecemos à Srta Úrsula Fuscaldi Ferreira do setor de Comunicação, Relações com Comunidades e Institucionais da empresa Vale Fertilizantes por todo apoio no agendamento e no acompanhamento desta terceira visita técnica proporcionada aos alunos do IFSP Campus Registro.

Fim do conteúdo da página