Projeto de Pesquisa

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h13

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CURSO

Título: Ler e Resolver Problemas: percepções sobre a relação entre leitura e resolução de problemas de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PIVICT) 2023
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar quais são as percepções de um grupo de professores dos anos iniciais sobre a relação entre as habilidades de leitura e resolução de problemas de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, será proposto um estudo em três etapas: 1) pesquisa teórica sobre das pesquisas dos últimos cinco anos sobre as constatações mais recentes sobre o ato leitor dos alunos e sua relação com a resolução de problemas; 2) entrevista com cinco professoras para caracterizar suas concepções sobre o que são situações problema em matemática e o que significa ler. Nesta etapa também será investigada quais são as principais dificuldades dos alunos, na opinião dos professores, frente ao ato de ler ao resolver problemas de matemática; 3) Serão feitas relações entre os estudos já realizados na área investigada e as respostas apresentadas pelos docentes entrevistados.  Esperasse por meio desta pesquisa contribuir com subsídios metodológicos para a prática docente frente ao ensino de matemática nos anos inicias para superar as dificuldades dos alunos ao ler e interpretar problemas matemáticos.

Orientador: Prof. Dr. Evandro Tortora
Aluna: Jessica Lemos Fernandes