Aprendizagem baseada em projetos: a presença de Dewey e Kilpatrick
Descrição: trata-se de pesquisa teórica que pretende discutir a proposta das metodologias ativas, em especial a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL), à luz dos fundamentos filosófico-educacionais de John Dewey e de William H. Kilpatrick, desvelando como tal metodologia vem sendo apresentada principalmente nas mídias (via internet). Diferentes organizações e a própria mídia têm divulgado as metodologias ativas qualificando-as como inovadoras e, muitas vezes, sem dar o devido crédito a autores como Dewey e Kilpatrick, os verdadeiros precursosres dessas metodologias. O objetivo principal é estabelecer as bases filosóficas que originaram a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL) para então discutir sobre o que é divulgado como sendo o modelo de educação e a metodologia educacional para o século XXI, principlamente por consultorias educacionais. A pesquisa, de cunho filosófico-analítico, tem como proposta metodológica a análise bibliográfica com vistas a sistematizar e apontar os fundamentos teóricos da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP ou PBL). Os estudos têm como base a filosofia de John Dewey acompanhada do trabalho de W. H. Kilpatrick.
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação: (3)
Integrantes: Ofélia Maria Marcondes – Coordenadora/ Natali Dendevicz dos Santos – integrante/ Gustavo Poppes Lopes – integrante/ Larissa Domingues Cugler
Financiador: Instituto Federal de São Paulo - IFSP - Auxílio financeiro Edital 22/2018 (1 bolsa de Iniciação Científica)
Redes Sociais