"O Homem que Calculava" em LIBRAS - Pesquisa e Inclusão no Ensino de Matemática no Câmpus Registro
No dia 6 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática, data escolhida em homenagem a Júlio César de Mello e Souza, um grande professor, educador, escritor, recreacionista e um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil e no mundo.
Mais conhecido por seu pseudônimo “Malba Tahan”, Júlio César foi um professor e escritor brasileiro que contribuiu enormemente para a popularização e para o Ensino de Matemática no Brasil através de todo o seu trabalho. Sua obra inclui mais de 100 livros publicados até a sua morte, sendo o mais famoso deles o romance infanto-juvenil “O Homem que Calculava”, que foi traduzido para diversos idiomas e conta a história de Beremiz Samir, um calculista persa que se vê em diversas situações em que suas habilidades matemáticas o auxiliam a resolver problemas.
Pensando na riqueza desse material para o ensino de Matemática e na inclusão de estudantes surdos é que surgiram os projetos de pesquisa e de ensino que estão sendo desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Câmpus Registro. O objetivo desses projetos é compreender as possibilidades existentes para a tradução e a contação em LIBRAS das histórias do livro “O Homem que Calculava”.
Para divulgar os resultados e o material que está sendo produzido, estreamos neste 6 de maio o canal "As fantásticas histórias de Malba Tahan em LIBRAS":
Fantásticas Histórias de Malba Tahan em LIBRAS https://www.youtube.com/channel/UCnAzRNlRj9jaDK40iy2BS8Q |
A equipe dos projetos é composta pelos seguintes membros:
Douglas Daniel (Professor de Matemática)
Everaldo Gomes Leandro (Professor de Matemática)
Elaine Jeremias Pereira Costardi (Tradutora e Intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa)
Gabriel Silva Xavier Nascimento (Professor de Português/LIBRAS)
Karla da Conceição Ferreira (Professora de Português/LIBRAS)
Marta Estela Abreu de Sousa (Professora de Artes)
Braian Azevedo Alcini Ribeiro (Estudante Bolsista)
Mariana Paiva Mendes (Estudante Bolsista)
Esperamos que esse projeto possa contribuir para a aprendizagem matemática das crianças e adolescentes na perspectiva da Educação Inclusiva.
Redes Sociais