Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Projeto de Pesquisa

LEI 10.639/03: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE DIÁSPORA EM RELATOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h17
  • Acessos: 259

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CURSO

LEI 10.639/03: UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE DIÁSPORA EM RELATOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Este projeto de iniciação científica, tem como objetivo analisar o conceito de diáspora em relatos de prática pedagógica que aconteceram no Ensino Fundamental (EF) e tenha como tema Lei 10.639/03 que fala sobre a História e Cultura Afro-Brasileira. Por esse motivo, o método da pesquisa será qualitativo, entretanto ao garimpar os relatos de prática as nuances quantitativas irá figurar de alguma forma na pesquisa. Dentro dos vários métodos que englobam a pesquisa qualitativa, a pesquisa documental é o método que mais se aproxima das análises dos materiais. Nesse sentido, o método documental, a técnica documental, a análise documental são elementos fundamentais como ferramenta do método. O referencial pós-crítico será o aporte fundante dessa pesquisa, esse lastro teórico irá subsidiar as análises em relação ao método, entretanto dentre o amplo guarda-chuva dessa teoria, os Estudos Culturais e o conceito de diáspora serão as aspirações primárias, outros tentáculos das teorias pós-críticas podem contribuir para as análises. Com tudo, espera-se com essa pesquisa que o referencial pós-crítico da diáspora possa contribuir para uma revisão da Lei 10.639/03.

Palavras chaves: Currículo; Prática Pedagógica; Diáspora

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas - PIBIC-AF – CNPq. (2024/2025)

Orientador: Franz Carlos Oliveira Lopes

Estudante: Rosana Vieira da Silva

Fim do conteúdo da página