Projeto de Pesquisa

• Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2024, 11h15

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CURSO

Título: A Matemoteca do IF vai à escola: um estudo sobre possibilidades didáticas e formativas a partir do uso de materiais manipuláveis para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PIBIC/2023)

Resumo: Esta pesquisa objetiva investigar possibilidades didáticas para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir dos materiais manipuláveis presentes na Matemoteca do Câmpus, bem como verificar quais são os conhecimentos de docentes dos anos iniciais sobre esses materiais. Trata-se de estudo que visa utilizar a Matemoteca do Câmpus, concebida como um Laboratório de Ensino de Matemática, como um espaço de investigação. A pesquisa se desenvolverá à luz dos estudos de Lorenzato (2012), Nacarato (2004) e Pires (2012). O estudo acontecerá em três etapas: 1-) Catalogação dos materiais manipuláveis disponíveis na Matemoteca do IFSP, descrevendo suas possibilidades didáticas; 2-) Investigação com professores dos anos iniciais sobre seus conhecimentos acerca de materiais manipuláveis para o ensino de Matemática; 3-) Escrita um roteiro com possibilidades formativas futuras para que os professores dos anos iniciais sobre os materiais manipuláveis para o ensino de Matemática disponíveis no Câmpus. Espera-se que o aluno construa conhecimentos sobre a sobre materiais manipuláveis para o ensino de Matemática nos anos iniciais, bem como que a pesquisa possibilite estreitar relações com as práticas de ensino de Matemática em escolas da região e possibilite planejar experiências de formação continuada de professores no Câmpus.

Orientador: Prof. Dr. Evandro Tortora
Aluna: Rosana Vieira da Silva