O CONTEMPORÂNEO E A EDUCAÇÃO: PROPOSTAS, AÇÕES E DESCOBERTAS
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CURSO
O CONTEMPORÂNEO E A EDUCAÇÃO: PROPOSTAS, AÇÕES E DESCOBERTAS
Resumo: Esse projeto tem a premissa de entender, pelos caminhos das teorias pós-críticas, como as demandas dos temas contemporâneos organizados pela BNCC e pela UNESCO com as ODS afetam os documentos de referência das escolas, bem como as práticas pedagógicas no âmbito social e cultural. No percurso dessa pesquisa, o conceito de contemporâneo está no centro do debate. Para entender esse conceito, as teorias pós-críticas darão o suporte teórico. A discussão sobre esse tema está sendo alimentada nas redes de ensino pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos documentos organizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o órgão recentemente publicou algumas metas para a educação chamadas de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Algumas redes de ensino estão utilizando os objetivos das ODS para desenvolver as suas ações, o mesmo acontece com as redes que se utilizam da BNCC. Esse projeto de pesquisa visa analisar como esses documentos foram construídos, bem como o andar em relação às intervenções desse tema nas unidades de ensino.
Palavras chaves: Educação; Currículo; Prática de Ensino
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). (2024)
Orientador: Franz Carlos Oliveira Lopes
Estudante: Rayssa Rocha Santos
Redes Sociais