Edital DEAC nº 02/2025 - Curso Saberes Quilombolas: Território, Oralidade e Resistência Ancestral
Curso Saberes Quilombolas: Território, Oralidade e Resistência Ancestral

A Escola Nacional Nego Bispo, instituída pela Portaria MEC n˚ 537 de 24 de Julho de 2025, visa à valorização e integração dos saberes tradicionais na formação de estudantes de licenciatura das Instituições públicas de Ensino Superior e dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, na formação continuada de profissionais da Educação Básica e na formação da comunidade local.
Tendo por finalidade contribuir para a efetividade das Leis n˚ 10. 639/2003 e n˚ 11.645/2008 e da Portaria MEC n˚ 470/2024, A Escola Nacional Nego Bispo possibilita a atuação de Mestras e Mestres de Saberes Tradicionais no ensino, pesquisa e extensão, de modo a garantir o pluralismo de ideias, de concepções pedagógicas e epistemológicas, fortalecendo a produção de conhecimentos tradicionais em interação com modelos teórico-conceituais contextualizados e não-eurocêntricos, fomentando o protagonismo dos sujeitos, de trajetórias e concepções epistemológicas dos territórios, visando a alterar os processos históricos de invisibilização e enfrentar o racismo nas instituições de ensino.
Com isso, foi aprovada a proposta do curso “Saberes Quilombolas: Território, Oralidade e Resistência Ancestral”. O curso busca promover reflexões sobre a relação entre território e memória, destacando práticas de transmissão de saberes que atravessam gerações. A proposta também pretende fortalecer a luta pela preservação das comunidades quilombolas, reconhecendo sua contribuição histórica e cultural para o Brasil.
Edital DEAC nº 02/2025 - Curso Saberes Quilombolas: Território, Oralidade e Resistência Ancestral
| Edital DEAC nº 02/2025 - Curso Saberes Quilombolas: Território, Oralidade e Resistência Ancestral |
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CURSO DE EXTENSÃO
INSCRIÇÕES - até 31/12/2025
Redes Sociais