Licenciatura em Física
X Semana da Física - Programação
Semana da Física no Sesc Registro em parceria com o IFSP une ciência, cultura e inclusão em programação imersiva
Evento gratuito oferece planetário móvel, debates com cientistas mulheres, exibição de "Oppenheimer", oficinas interativas para todas as idades, palestra no campus do IFSP e atividades do Pint of Science
No dia 16 de maio, no auditório do campus Registro do IFSP realizaremos a abertura institucional da Semana da Física, celebrando os 10 anos da Licenciatura em Física no Vale do Ribeira com a palestra "As ciências nas tramas da história: origens da Física no Brasil", com a pesquisadora de História da Ciência Dra Luciana Vieira.
Nos dias 19 e 20 haverá os debates sobre diferentes temas no âmbito do "Pint of Science", que podem ser conferidos neste link: https://pintofscience. com.br/events/registro
De 20 a 25 de maio, o Sesc Registro se transforma em um palco de descobertas científicas e culturais durante a Semana da Física, uma realização em parceria com o Instituto Federal de Registro (IFSP). Com atividades que vão de sessões imersivas no Planetário Móvel 180º a debates sobre protagonismo feminino na ciência, o evento promete encantar o público de todas as idades e inspirar novas perspectivas sobre o universo.
Viagem pelo cosmos e cinema científico
Destaque da programação, o Planetário Móvel oferece projeções em tempo real de planetas, estrelas e galáxias, com sessões diárias entre 20 e 23/5 (horários variados). Já no dia 23/5, às 19h, o cinema ganha espaço com a exibição do premiado "Oppenheimer", filme que narra a trajetória do físico responsável pela criação da bomba atômica – uma reflexão sobre ética e ciência.
Mulheres na ciência: quebrando estereótipos
No dia 21/5, às 19h30, o bate-papo "Mulheres que Transformam a Ciência" reúne duas vozes inspiradoras: Maíra Silva, a "Cientista Quilombola", e Kananda Eller, conhecida como "Deusa Cientista". Elas discutem desafios e conquistas das mulheres negras na pesquisa científica, em um diálogo urgente sobre representatividade.
Oficinas interativas e inclusão
No fim de semana (24 e 25/5), a Criaciência convida o público a experimentar a física na prática: desde descobrir seu peso em outros planetas até criar caleidoscópios em oficinas sobre óptica (14h–15h). A inclusão também é tema com a ação "Libras, Física e Astronomia" (22/5, 19h), que promove reflexões sobre educação científica acessível.
A Semana da Física combina cultura, educação e entretenimento com temas relevantes como equidade de gênero na ciência e acessibilidade, oferecendo pautas diversificadas para editorias de cultura, ciência e sociedade. Além disso, as atividades interativas e o planetário móvel geram imagens impactantes para cobertura multimídia.
Nos dias 17 e 24 de maio no período da manhã no campus do IFSP haverá oficinas sobre experimentação e softwares de Física e debates sobre ciência e formação de professores no Vale do Ribeira.
Sobre o Sesc Registro: A Unidade do SescSP promove ações socioculturais que integram educação, arte e bem-estar, com foco no desenvolvimento regional.

Redes Sociais