Licenciatura em Pedagogia
É importante também que os/as alunos/as reconheçam os espaços disponíveis para a retirada de livros, dessarte serão divulgados quais são os lugares na cidade de Registro/SP, com a finalidade de expansão da democracia cultural.
Projeto Oficinas: Educação de Jovens e Adultos
Resumo
O presente projeto consiste em desenvolver oficinas práticas de alfabetização e letramento com jovens e adultos da comunidade externa, com vistas a contribuição do desenvolvimento da leitura e escrita. Sob perspectiva histórica, entende-se que a educação de jovens e adultos (EJA) não foi uma prioridade ao estado, se comparada a outras modalidades de ensino e invisibilizada. Geralmente é um ensino mecanizado e curricularizado, a fim de apenas formar o aluno para que consiga um diploma, sem o exercício de pensamento mais crítico. Ademais, é importante ressaltar que a alfabetização e letramento de jovens e adultos tende a ser um processo mais complexo para o docente, pois deve se levar em consideração as vivências e saberes informais de cada discente. Apesar da desvalorização do EJA, o Plano Nacional de Educação(PNE), 2014-2024, possui algumas metas relacionadas a essa modalidade, como 9.7- implementar ações de alfabetização de jovens e adultos com a garantia de continuidade da escolarização básica (Brasil, 2014). Para auxiliar no processo de alfabetização e letramento, esse projeto de extensão propõe um “Clube do Livro” para esses/as alunos/as público alvo da EJA. O projeto será realizado uma vez por semana, onde as responsáveis pelo projeto irão a escola que possui a modalidade EJA para fazer uma roda literária: No primeiro momento, será levantado junto da turma qual gênero literário mais se interessam em ler (suspense, romance, terror, comédia, ficção) em seguida, serão selecionadas algumas obras desse gênero e será realizada a leitura em conjunto, na roda de conversa.
O presente projeto consiste em desenvolver oficinas práticas de alfabetização e letramento com jovens e adultos da comunidade externa, com vistas a contribuição do desenvolvimento da leitura e escrita. Sob perspectiva histórica, entende-se que a educação de jovens e adultos (EJA) não foi uma prioridade ao estado, se comparada a outras modalidades de ensino e invisibilizada. Geralmente é um ensino mecanizado e curricularizado, a fim de apenas formar o aluno para que consiga um diploma, sem o exercício de pensamento mais crítico. Ademais, é importante ressaltar que a alfabetização e letramento de jovens e adultos tende a ser um processo mais complexo para o docente, pois deve se levar em consideração as vivências e saberes informais de cada discente. Apesar da desvalorização do EJA, o Plano Nacional de Educação(PNE), 2014-2024, possui algumas metas relacionadas a essa modalidade, como 9.7- implementar ações de alfabetização de jovens e adultos com a garantia de continuidade da escolarização básica (Brasil, 2014). Para auxiliar no processo de alfabetização e letramento, esse projeto de extensão propõe um “Clube do Livro” para esses/as alunos/as público alvo da EJA. O projeto será realizado uma vez por semana, onde as responsáveis pelo projeto irão a escola que possui a modalidade EJA para fazer uma roda literária: No primeiro momento, será levantado junto da turma qual gênero literário mais se interessam em ler (suspense, romance, terror, comédia, ficção) em seguida, serão selecionadas algumas obras desse gênero e será realizada a leitura em conjunto, na roda de conversa.
É importante também que os/as alunos/as reconheçam os espaços disponíveis para a retirada de livros, dessarte serão divulgados quais são os lugares na cidade de Registro/SP, com a finalidade de expansão da democracia cultural.
Curso Licenciatura em Pedagogia
Orientadoras: Profa. Dra. Andréia Regina Silva Cabral Libório; Ma. Heleni Sousa dos Santos Ferreira
Bolsista: Gabriele Fernandes da Silva
Voluntárias: Giulia Silva Cardoso; Rayssa Rocha Santos
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