Cursos

Discentes do curso de Mecatrônica do Campus Registro apresentam projetos de robótica em escola no Município de Eldorado/SP

• Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2024, 16h28

Na manhã do dia 13/09, alunos do curso de Mecatrônica, que fazem parte do Grupo de Robótica (GRIF) no campus, apresentaram seus projetos de robótica na 2ª Feira de Ciências, Cultura e Tecnologia da E.E. Odette Pereira Goulart Sales, localizada a 30 km do centro de Eldorado/SP.

Estimulados pelo professor Anderson Batista, os alunos do IF apresentaram o processo de construção dos robôs com impressoras 3D, montagem de peças e dispositivos mecânicos e eletrônicos utilizados. Os discentes e docentes da escola puderam controlar os robôs com o celular e se divertiam brincando de batalhas entre os robôs.

Os docentes da escola apresentaram suas dificuldades em lidar com tecnologias, mais especificamente, com o processo de impressão 3D. Segundo eles, a escola possui uma impressora 3D, mas que fica subutilizada devido à dificuldade em operar o equipamento.

Para o aluno do IF, João Paulo Santana, foi uma visita instigante e divertida: “Tive contato com pessoas que, diferente de mim, não têm acesso e conhecimento pleno das tecnologias. O mais empolgante é que, por meio de nossos estudos, fomos capazes de influenciar e mostrar para outras pessoas o quão fascinante é o mundo da tecnologia”.

Já para o aluno Henrique Gethmann foi uma experiência muito interessante a visita: “Tivemos a oportunidade de orientar os alunos e docentes sobre o uso de tecnologias no processo de construção dos robôs. Os professores, inclusive, nos pediram ajuda para oferecermos uma capacitação sobre o processo de Impressão 3D aqui no campus (IFSP), pois eles tem muita coisa lá, mas não sabem mexer”.

De acordo com um dos líderes do Grupo de Robótica no campus Registro, o Professor Daniel Secco,  há um  planejamento para conseguir oferecer projetos de capacitação em impressão 3D e outras tecnologias para escolas estaduais e municipais de Registro e Região