Licenciatura em Física

Substituintes de solventes derivados do petróleo: Produção de corante alimentar natural e Educação Ambiental

• Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 11h20

Descrição: A busca por processos de produção menos impactantes ao meio ambiente é imediata. A indústria de alimentos mundialmente emprega cerca 700.000 toneladas de corantes ao ano. Dentre os quais, a grande maioria é de origem sintética. Os consumidores vêm evitando alimentos industrializados justamente por conterem elevadas quantidades de substâncias artificiais e têm aumentado a procura por produtos de origem natural, que apresentem atividade biológica benéfica à saúde. Neste contexto, a aplicação de corantes provenientes de produtos naturais é vantajosa. Conforme pesquisas prévias, nosso grupo tem verificado a aplicação de solventes verdes (de baixo custo, derivados de produtos naturais) como substitutos de solventes derivados de petróleo para a obtenção de corantes a partir de frutos e legumes descartados. Este projeto tem como objetivo principal obter solventes eutéticos e desenvolver um método para a extração sustentável de compostos bioativos corantes. Para desenvolver o método de extração de carotenoides será utilizado o planejamento experimental como ferramenta. Complementando as atividades científicas, nosso grupo elaborará oficina temática para professores de Educação Básica que atuam na Rede Estadual de Ensino em nossa comunidade, visando a divulgação da problemática ambiental da aplicação de solventes. Nossos resultados até o momento vêm gerando conhecimento para assumir que a aplicação destes solventes no que propomos é viável, inovador, sustentável e promissor.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2)

Integrantes: Paula Larangeira Garcia Martins - Coordenador / Luiz Nazareno Cavalcanti - Integrante. Pâmela Cabral  - Integrante

Financiador: Instituto Federal de São Paulo - Auxílio financeiro Edital 823/2018.