A educabilidade humana enquanto possibilidade
Resumo
Sendo ser de consciência, o homem tem a possibilidade de compreender suas capacidades e potencialidades, por ter condições de definir o uso das suas funcionalidades, enquanto cria e aprimora as suas relações sociais. Por isso, a confrontação entre o ontem e o hoje, é caminho para compreender a realidade, que se traduzem em uma ampla gama de interesses e relações sociais, visto que vivemos em um mundo recheado de opressões historicamente constituídas e alimentadas pelos humanos. Capaz de aprender e ensinar, a educabilidade humana, tem fundamental sentido em sua condição de sujeito da história. Por isso, refletir sobre a constituição humana e os processos de educabilidade, é caminho para quem busca desenvolver uma consciência crítica acerca das relações humanas. Segundo o autor Paulo Freire (2018), o homem crítico, que se percebe sujeito da e na história, a toma para si, assumindo a responsabilidade de ser e de estar no mundo, de modificar a história, como forma de negação da opressão, visando resgatar sua essência, aquilo que possibilita desenvolver a sua humanidade. Desse modo, propomos uma reflexão filosófica acerca da educabilidade humana, inspirada, principalmente, no autor Paulo Freire, utilizando além desse, escritos de Karl Marx e do marxista Erich Fromm.