Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Esperam-se contribuições de textos originais, mas são aceitos textos já publicados contanto que seja indicada a fonte original.
  • O arquivo da submissão deve estar no formato .docx (Microsoft Word).
    Tamanho A4 (297x210mm).
    Margens de 2 cm.
    Fonte Times New Roman.
    Entrelinha 1,5 linhas.
    Título realçado, centralizado, fonte tamanho 14, somente a primeira letra maiúscula.
    Tamanho da fonte do corpo do texto 12.
    Alinhamento justificado.
    Coluna única.
    Sem recuo antes do texto.
    Espaçamento embaixo do parágrafo de 8pt.
    Páginas sem numeração.
    Citações: com o máximo de 3 linhas entre aspas.
    Citações longas: recuo de 2 cm, mesma fonte tamanho 12, mesma entrelinha de 1,5 linhas.
    Notas de rodapé: apenas as estritamente necessárias, fonte tamanho 10 e entrelinha simples.
    O texto deve ter no mínimo 12.000 toques (aproximadamente 4 páginas), sem considerar a bibliografia;
    empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);
    inserir figuras e tabelas no corpo do texto (sem anexos).
    Acrescentar um mini currículo, após as Referências Bibliográficas, com os seguintes dados: obrigatório o nome dos autores;
    qualificação acadêmica;
    ORCID ID (opcional).
  • Currículo Lattes (obrigatório para residentes no Brasil).
  • Os textos devem acatar os padrões ortográficos vigentes e estarem devidamente revisados.
  • No caso de traduções é necessário enviar a autorização do detentor da propriedade intelectual da obra.
  • Obedecer aos prazos impostos pela revista, porque mais gente depende deles para a publicação.
  • Declaração de Direito Autoral

    Ao submeter material para a Revista Cactácea - Educação, Filosofia, é obrigatório que os autores concordem com a licença Creative Commons (CC BY-NC 4.0), que permite cópia do material da revista quando citada a fonte (BY); não permite uso comercial (NC) e não permite alteração do original (ND). 

Diretrizes para Autores

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registre uma nova conta.

A submissão de um trabalho já significa a concordância dos direitos autorais impostos pela Revista Cactácea.

Dossiê

Etimologicamente "dossier" indica o espaldar de uma cadeira que sustenta um corpo ou, por extensão, um assunto. Na Revista Cactácea será entendido como o conjunto dos documentos relativos a um assunto agrupados em uma pasta única.

Ensaios

O ensaio se caracteriza por ser uma reflexão bem fundamentada. Diferente de um artigo ´científico que pretende demonstrar uma hipótese, amarrando um axioma a outro, um ensaio é a ação intelectual anterior à hipótese. O ensaio tem um grau maior de liberdade, é tentativa, esboço, experiência, reúne alhos com bugalhos. Exige um grau de abstração considerável porque joga com elementos que em um primeiro momento não parecem ter relação. É "caminhar" com um pensamento que procura conexões entre ideias `que parecem às vezes disparatadas.

Artigos

A palavra "artigo" deriva do latim artículus que significava juntura dos ossos, nós das plantas, conexão. Por extensão, o artigo deve articular os diversos elementos que compõem o tema proposto. Por isso, sugerimos que siga o formato científico: introdução-problematização; desenvolvimento (sopesar os prós e os contras baseado em citações claramente indicadas) e concluir com base no desenvolvimento do tema.

Traduções

A tradução já foi considerada um ato de traição ao autor de um texto. Não pensamos desta forma. Toda e qualquer leitura é uma interpretação porque exige, equivocadamente, do leitor o domínio do mesmo conjunto de signos do autor; o que é impossível. Os signos são constituídos historicamente portanto não é possível que dois sujeitos históricos compartilhem ipsis litteris da mesma história idêntica. O que significa que qualquer leitura, mesmo de um autor que escreva na mesma língua do leitor, é um ato de tradução interpretativa. O tradutor sério de uma obra, aquele que busca o máximo de fidelidade possível ao texto autoral, no máximo conseguirá uma bem vinda aproximação entre duas culturas, dois tempos diferentes, duas vidas únicas.

Resenhas

Vemos a resenha como uma descrição pormenorizada, crítica, de uma narrativa cujo intento é gerar interesse do leitor para que simpatize com a obra resenhada.

Resumos

É a apresentação abreviada de um conteúdo. Uma exposição sintetizada, uma síntese.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.