A concepção de educação em Nietzsche

Autores

  • Quésia Oliveira Olanda UERJ

Palavras-chave:

Bildung; Cultura; Educação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a concepção de educação em Nietzsche, sendo um tipo avesso ao sistema educacional moderno. O pensador alemão faz um diagnóstico da cultura e educação de sua época, sobretudo, alemã. Usaremos como aporte teórico a III Consideração Extemporânea e as Conferências intituladas O Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino (1872). A cultura e a educação germânica tinham como metas a universalização e propagação do saber científico, no qual o conhecimento é desvinculado da vida. Nietzsche, por sua vez, aponta novos caminhos para a educação, agindo contra o sistema dominante de seu tempo. Com isso, este pensador, ao reconhecer o problema educativo na Alemanha, propõe um novo projeto de Bildung, a saber, como cultivo de si – um projeto que visa à formação do gênio e o desenvolvimento da cultura (kultur), por meio da exemplaridade do ideal que educa (Schopenhauer) e da afirmação da existência. O projeto nietzschiano anuncia uma formação holística, cujo fim seja potencializar a vida.

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Publicado

01.07.2022