Movimentos sociais e a educação do campo, no campo e para o campo

Autores

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Educação do Campo, Educação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer um retrospecto histórico sobre a desigualdade da educação do campo, comparando-a com a educação das cidades e as consequências políticas, econômicas e sociais que derivam dessas determinantes e que envolvem os movimentos sociais, destacando-se o movimento por uma Educação do Campo fomentado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que tem a primazia de atuação nessa área e que advoga pela sua reforma. O artigo se concentra na perspectiva educacional analisando os projetos de educação, especialmente deste Movimento, o qual detém a percepção do todo em sintonia com as peculiaridades da zona rural, embasando-se, para tanto, em seus fundamentos teóricos. Sob este âmbito, a educação é percebida como uma ferramenta emancipadora, apta a livrar a força de trabalho rural da opressão, propiciando aos trabalhadores abrirem caminho ao conhecimento, que já há razoável tempo, veem a serem previamente subjugados. No entanto, há de ser fazer uma reflexão crítica às teorias trazidas à baila ao longo do texto, as quais se acercam da pós-modernidade e encontram guarida no cotidiano e na subjetividade.

Biografia do Autor

Marcelo De Chiacchio Guimarães, Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia – IPAD

Possui graduação em Direito – Instituição Toledo de Ensino – ITE. Possui Especialização em Direito Empresarial – Instituição Toledo de Ensino – ITE. É Tecnólogo em Gestão Pública – Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP (2021). Realizou o curso de Mestrado promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – PPGE – UFSCar na Disciplina/Linha de Pesquisa Estado, Política e Formação Humana como aluno especial (2021). Concluiu MBA em Gestão de Instituições Públicas em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO (2023) e está realizando Especialização em Ciências Jurídicas aplicadas `à Advocacia Pública em Gran Cursos Online em parceria com o Instituto UNIMAIS. Atualmente é advogado autônomo nos variados ramos do Direito, patrocinando também os interesses de entidades que compõem o Terceiro Setor na área do Direito Administrativo. Presta serviço de assessoria, consultoria jurídica e regularização de organizações privadas, na esfera judicial e administrativa, bem como para empresas ESG, atuando também na área de Compliance. Escritório de Advocacia Próprio. Desenvolve projetos acadêmico-científicos sobre ações afirmativas como instrumento para o direito ao acesso à educação e ao mercado de trabalho de grupos tidos como vulneráveis, como negros e comunidades indígenas, quilombolas e lgbtqiap+. É ativista de movimentos políticos e sociais. Realiza diversos cursos de Extensão Universitária nas áreas da Gestão Pública, do Direito e da Educação. Atuou como Monitor de Alunos na Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP (2020-2021). Atuou como Educador Universitário Voluntário do Programa “Bolsa Escola da Família” para alunos e pais de alunos de escolas públicas estaduais do município de Jaú-SP., ministrando palestras sobre noções de Direito e Cidadania, no período de 06/2005 à 12/2005. Atua como voluntário na Pastoral do Menor da cidade de Jaú, que é uma organização sem fins lucrativos, administrada pelo Fraterno Auxílio Cristão (F.A.C.) da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio desta cidade, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), desde 2017.

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Publicado

01.03.2024