Representatividade de Jojô Todynho sob perspectivas descoloniais e Letramento Racial Crítico

Autores

  • Kahuanna Andrews de Jesus Oliveira UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

Letramento Racial Crítico., Representatividade negra., Decolonialismo.

Resumo

O reconhecimento e a compreensão da importância da representatividade social na mídia e suas relações com a pessoa negra, ora social ou individual, é essencial para a compreensão desse indivíduo e do que seu discurso reflete por meio de sua subjetividade. Por essa perspectiva, o presente ensaio objetiva refletir sobre a representatividade da artista presente no discurso de Jojô Toddynho e suas influências no contexto de representação social e influência da pessoa negra, além de reflexões por meio de comentários realizados a partir da visualização de um vídeo postado no seu Instagram. A temática tem sido abordada de maneira crescente e a referida pesquisa visa a contribuir com esse campo. Inicialmente, foram realizadas pesquisas bibliográficas acerca do Decolonialismo por Mignolo (2008), Piza (2005) e Marcondes (2021). Ademais, a análise do discurso da artista sob vistas da Representação e Cultura por Hall (2013), bem como o as indicações de Letramento Racial Crítico nesse discurso sob as perspectivas de Ferreira (2006, 2014 e 2015). Os resultados do presente estudo evidenciam a necessidade de representação da população negra no suporte midiático bem como a afirmação da população negra, entendendo-se que há representatividade do grupo de pertença na sociedade, sendo também atravessado pela influência midiática.

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Publicado

01.03.2024