v. 1 n. 03 (2021): ANAIS DO II ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FILOSÓFICA

 

O Mandacaru: educação e Filosofia (IFSP), o GRUPEFE-UNINOVE (Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação) e o NESEF-UFPR (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia), em parceria  com núcleos de estudos e de pesquisa Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-UV), Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Colégio Estadual do Paraná, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Instituro Claretiano, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Colégio Rio Branco – Santo Antônio da Platina-PR, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Acre (UFAC), UniBagozzi e o Fundação Universidade Regional De Blumenau (FURB) promoverão o II Encontro Nacional de Educação Filosófica com a temática A dimensão política da educação. O encontro será realizado por meio da plataforma virtual Google Meet, de 08 a 12 de novembro de 2021, com o objetivo de impulsionar e consolidar o debate público, o diálogo crítico e a socialização de trabalhos no que tange à filosofia e à educação como processos formadores de uma sociedade mais justa e solidária. A certificação e a organização institucional serão realizadas pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Câmpus Registro, no âmbito da Coordenação do Curso de Licenciatura em Pedagogia e apoio do grupo Mandacaru: educação e filosofia.

O crescente embate entre uma escola sem partido e uma educação emancipadora exige uma reflexão sobre os fundamentos de uma educação escolar que ofereça condições para a formação de um pensamento crítico e autônomo que repercuta em ações construtoras de uma sociedade mais democrática, solidária e justa. O II Encontro Nacional de Educação Filosófica tem, neste sentido, o papel de ampliar e dinamizar o diálogo sobre a formação humana em especial no que se refere à presença da Filosofia nos cursos técnicos de nível médio, nas licenciaturas e nos bacharelados, além da discussão sobre o ensino de Filosofia na nova formatação do Ensino Médio.

Programação completa

08 de novembro

20h00 às 21h30: Conferência de abertura

Dimensiones filosóficas de la educación intercultural. Profª Drª Alcira Beatriz Bonilla: Drª en Filosofía y Letras, Investigadora Principal del CONICET, Directora de la Sección de Ética, Antropología Filosófica y Filosofía Intercultural "Prof. Carlos Astrada" del Instituto de Filosofía de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA. Profesora titular del Departamento de Filosofía de la Facultad de Filosofía y Letras, UBA.

09 de novembro

13h30 às 14h30: Comunicações do eixo 1: A educação e a moradia humana num planeta agredido

1.1 Educação ambiental como filosofia emergente: potencialidades para as lutas contemporâneas. Grupo de estudos em filosofias emergentes – GEFE/ NESEF Extremo Sul. Autores: Alana Pedruzzi, Simone Freire, Tamires Podewils.

1.2 Uma ética da responsabilidade a partir do pensamento de Hans Jonas e Edgar Morin. IFRN. Autores: Maurílio Gadelha Aires, Samir Cristino de Souza.

14h40 às 17h00: Comunicações do eixo 3: A Filosofia da Educação na formação docente

3.1 Formação docente em Filosofia e descolonização do currículo. Grupo de Pesquisa do núcleo da UFMT. Autora: Jeniffer Regina Rodrigues de Lima

3.2 BNC-Formação e Pedagogia da Autonomia: aproximações e distanciamentos. UFPB. Autor/a: Vanice dos Santos, Jorge Fernando Hermida.

3.3 O filosofar contra a barbárie: uma experiência ensaística nas aulas de filosofia da educação. UFRJ. Autores/a: Márcio Jarek, Pedro Henrique Almeida Aleixo de Jesus, Kethelyn Cristina Tavares Gonçalves.

3.4 Epistemes indígenas e afro-diaspóricas e formação docente. Grupo de Professores UniBagozzi. Autores: Ivanildo Luiz Monteiro Rodrigues dos Santos, Humberto Silvano Herrera Contreras, Leandro Antonio Scapini.

19h00 ás 21h00: Mesa 1

A educação latino-americana em busca de uma nova geopolítica do conhecimento e do diálogo intercultural. GEEFIL/UNESPAR - Giselle Moura Schnorr; GRUPEFE/UNINOVE – Antônio Joaquim Severino; Mandacaru/IFSP – Ofélia Maria Marcondes.

10 de novembro

13h30 às 15h50: Comunicações do eixo 5: O ensino de Filosofia como educação filosófica

5.1 Educação filosófica e a escola pública: uma tomada de posição. Carcarás – Grupo de Estudo e Pesquisa entre educação filosófica, escrita e leitura UNISINOS. Autor/as: Betina Schuler, Maria Alice Gouvêa Campesato, Elisandro Rodrigues.

5.2 Textos filosóficos em sala de aula: perspectivas e desafios metodológicos na docência de filosofia. COLÉGIO RIO BRANCO – Sto Antônio da Platina. Autor/as: Ana Cássia Gabriel, Ana Lúcia Pereira, Fábio Antonio Gabriel.

5.3 A educação filosófica no horizonte do cinema nacional por intermédio do cineclubismo. Grupo de Estudos sobre cinema e ensino de filosofia (GECEF-Claretiano); Grupo de Estudos sobre cinema e educação G-Cine-NESEF/UFPR. Autores: Alessandro Reina, Márcio Soares, Glauber Fidelis, Douglas Lopes.

5.4 Estudante surdo e a recepção filosófica no ensino médio paranaense. NESEF/UFPR. Autores: Edson Teixeira de Rezende, Geraldo Balduino Horn.

15h50 às 17h00: Comunicações do eixo 6: Os desafios postos pelas novas tecnologias informáticas à educação contemporânea.

6.1 Aproximações conceituais entre Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire. Colégio Estadual do Paraná. Autora/es: Isabel Cristina Ribas, Guilherme Natan Dos Santos, Ademir Aparecido Pinhelli Mendes.

6.2 Você pode abrir sua câmera? Perspectivas discentes sobre gênero, educação e trabalho em tempos de pandemia. UFSM. Autor/as: Márcia Eliane Leindecker da Paixão, Renata Nasinhaka Tex de Vasconcellos, Ascísio dos Reis Pereira.

19h00 às 21h00: Mesa 2

A Filosofia da Educação na formação docente. UFMT – Alécio Donizete; UFPB – Vanice dos Santos; UniBagozzi – Humberto Silvano Herrera Contreras.

11 de novembro

14h30 às 17h00: Comunicações do eixo 4: A educação filosófica intercultural e decolonial na América Latina

4.1 Epistemologia e descolonização do conhecimento na América Latina e Caribe. Comparando as reformas educacionais e a educação filosófica: no Brasil e em Cuba. Universidade Regional De Blumenau – FURB; Grupo De Pesquisa: EDUCOGITANS. Autor/as: Bárbara Macedo, Célia Regina Appio, Eduardo F. Freyre Roach.

4.2 Pesquisa participante e educação filosófica intercultural: uma experiência que nasce. GEEFIL/UNESPAR. Autor/as: Giselle Moura Schnorr, Pâmela Bueno Costa, Renan Rodrigues Rosa.

4.3 A premência social de atos decoloniais. Mandacaru: educação e filosofia/IFSP. Autor: Sandro Adrián Baraldi.

4.4 Revendo a prática investigativa educacional à luz da epistemologia decolonizante: a contribuição de Alexander Luis Ortiz Ocaña. GRUPEFE/UNINOVE. Autores: José Humberto Rezende, Antônio Joaquim Severino.

19h00 às 21h00: Mesa 3

A Filosofia e seu ensino. GRUPEFE/UNINOVE – Marcos Antônio Lorieri; NESEF/UFPR - Geraldo Balduino Horn; CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO –Alessandro Reina.

12 de novembro

14h00 às 16h00: Conferência de encerramento

Filosofia e Literatura ou As Metamorfoses de Hermes (É possível ensiná-las?). Prof. Dr. Luís Filipe B. Teixeira, Professor/e-Tutor na University of the People.

Publicado: 03.11.2021

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