Construção do Conhecimento em Sala de Aula – Resenha

Autores

  • Ivelton Silva IFSP
  • Gabriel Freitas
  • Guylherme Pontes
  • Henrique Satyro
  • Luiz Xavier

Resumo

A presente resenha pretende analisar, descritivamente o livro “Construção do Conhecimento em Sala de Aula”, escrito por Celso dos Santos Vasconcellos. O autor é conhecido por suas contribuições à educação e à pedagogia. A sua abordagem à construção do conhecimento em sala de aula muitas vezes envolve princípios da pedagogia dialética. É doutor em Educação pela USP, mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, formou-se em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade de Filosofia N. S. Medianeira; cursou até o terceiro ano de Engenharia Eletrônica da Escola Politécnica da USP. Formou-se técnico eletrônico pela Escola Técnica Industrial Lauro Gomes (São Bernardo do Campo). Concluiu ainda o curso de Teologia para Leigos (Cevam-SP). Participou de inúmeros encontros e congressos de educação. Trabalhou como professor na E.T.I. Lauro Gomes, no Colégio Pentágono, na Unesp-Fatec, no Colégio Moema, no Colégio São Luís, no Instituto de Ensino Imaculada Conceição (Imaco) e na FE/USP. Foi orientador educacional e pedagógico no Colégio São Luís e no Imaco. Neste último, foi ainda diretor (1985-1989). Foi membro do Conselho de Escola da E.M.P.G. Pe. Manoel de Paiva (1990-1993) e do Conselho Editorial da Revista de Educação AEC (1990-2008). Atualmente é pesquisador em educação, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, membro do Conselho Editorial da Ciclos em Revista e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica, prestando consultoria a diversas escolas e instituições públicas e privadas.

O trabalho de escrita colocado nesta resenha é um dos instrumentos de avaliação da disciplina de Prática docente II do curso de licenciatura em física do campus Registro do IFSP, ministrada em 2023.2 pelo docente Ivelton Soares da Silva. O mesmo acompanha a escrita aqui junto com os estudantes. O livro está dividido em quatro seções. A primeira seção é destinada a introdução, a segunda trata sobre uma crítica à Metodologia Expositiva, a terceira trata da Metodologia Dialética de Construção do Conhecimento em Sala de aula, ela contém sua própria introdução, e a última seção expõe uma discussão sobre a questão do tempo, como o professor pode aumentar sua produtividade para suas atividades do seu cotidiano. O objetivo do autor é tentar buscar um referencial teórico-metodológico que possa ajudar o professor no seu trabalho com o conhecimento em sala de aula.

Para justificar a discussão no livro, o autor destaca que a escola brasileira está passando por um momento ruim, e faz-se necessário ser abordado a questão dos fundamentos para construção do conhecimento em sala de aula. Vale destacar que o ensino de física também passa por esse processo e sofre rótulos de como é difícil se ensinar física e de como é difícil de aprender física. Entre os obstáculos à integração das disciplinas e sua compreensão de forma efetiva, há as adversidades e dificuldades de aproximação para uma interdisciplinaridade entre áreas distintas do conhecimento, que dentro do campo das ciências, poderia sim essa interdisciplinaridade ajudar nos processos de construção do saber, em alguns aspectos essa ideia tem semelhança ao que Bachelard (1977) chamou de obstáculos epistemológicos. Neste contexto, sabemos que as ciências têm linguagens próprias, métodos e objetos de estudo (PIERSON, 2001). Esse conjunto de informações a depender de como são apresentadas, podem formar obstáculos de ordem epistemológica, a construção do saber e sala de aula passa também por esse desafio de integração.

Downloads

Publicado

01.11.2023