Crianças imigrantes nas escolas de educação infantil:
seus aspectos culturais com enfoque no processo linguístico
Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a criança imigrante na escola e como o fator linguístico pode afetar sua aprendizagem e interação social, considerando os fatores culturais e familiares. A pesquisa problematizou sobre a experiência escolar da criança imigrante na Educação Infantil e os desafios para garantir acolhimento e processos de aprendizagem inclusivos. Primeiramente, buscou-se compreender o desafio linguístico e cultural encontrado pelos alunos imigrantes matriculados na Educação Infantil. Na sequência, analisou-se o papel da família no contexto escolar da criança imigrante, com ênfase na relação família-escola. Por fim, descreveram-se percepções e práticas vivenciadas por familiares, professoras e pedagogas para diminuir as dificuldades encontradas na relação escola-aluno imigrante. Concluiu-se que a falta de entendimento linguístico pode dificultar a aprendizagem e interação social da criança e da família imigrantes na sociedade brasileira, mas que com iniciativas, pautadas no acolhimento e na interculturalidade, e com apoio de aplicativos de tradução, tradutoras, cursos de língua estrangeira, inclusão da cultura imigrante na escola, esse fator pode ser mitigado. O estudo consistiu numa pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, apoiada pelas técnicas de documentação bibliográfica e de entrevistas semiestruturada.