EDUCAÇÃO E CIDADANIA: ENTRE CONTRASTES E ESPERANÇA

Autores

  • Claudio Fernandes Independente

Palavras-chave:

minorias, construção histórica, participação ativa, escola

Resumo

Educação e cidadania são práticas político-pedagógicas intrínsecas. De tal modo, falar de educação é falar de cidadania e não se pode exigir cidadania onde a educação falta. E educação e cidadania representam desafios à experiência histórica de sociedades que se pretendem democráticas. Neste sentido, educar é um ato de esperança e não de determinação do sujeito. Esperança é sempre uma certeza marcada por incertezas. Não é determinação, contém também o improvável, o não pensado. Assim, Educar é estar aberto à surpresa contínua de nossos encontros como seres sociais, marcados pela história, situados num espaço-tempo, mas não circunscritos, restringidos à história e à cultura do tempo. Assim, Educação e Cidadania não são somente direitos de todos, mas são, sobretudo, uma conquista de uma sociedade que se quer emancipada da submissão econômica, cultural, política; que se pretende democrática com sujeitos democráticos, convivendo numa participação ativa, responsável, ética e solidaria em vista do bem comum.

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Publicado

01.11.2023