“Ao mestre, com carinho”

a importância da amorosidade freiriana no processo de educação básica

Autores

Resumo

Esta pesquisa objetiva estudar a amorosidade no pensamento de Paulo Freire, refletindo sobre sua importância no ato de educar. Para o desenvolvimento do trabalho, restringimos o campo de análise às séries iniciais da Educação Básica, especificamente a fase da alfabetização. O conceito de amorosidade foi desenvolvido por Freire como elemento essencial durante todo o processo educacional, e vai além da qualidade de quem é amoroso nem é algo meramente abstrato. Ela se concretiza na relação com o outro. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica de caráter exploratório. Iniciamos estudando a vida e as principais contribuições de Freire à educação. Em seguida, apresentamos a dicotomia educação bancária/libertadora e o conceito de amorosidade aplicado à educação. Por fim, apresentamos um panorama sobre a alfabetização e como a amorosidade se torna fundamental nessa fase.

Biografia do Autor

Patrícia Miranda, Secretaria Municipal de Educação de Campanha-MG

Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora de Sion (Campanha/MG) e em Pedagogia pela UEMG-Campanha. Professora da Rede Municipal de Campanha.

Elvis Rezende Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha)

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Campanha). Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Doutorando em Educação pela Universidade Nove de Julho (bolsista CAPES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista em Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como docente-pesquisador e vice-diretor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Campanha). Associado da ANPEd (GT 17) e membro do GRUPEFE (CNPq, UNINOVE).

Downloads

Publicado

02.07.2023