Adaptação do ensino de física durante a pandemia: uso do jogo Banco do Quantum para o ensino de física quântica

Autores

  • Jéssica Maria Nunes de Oliveira

Resumo

A pandemia de COVID-19 afetou significativamente o sistema educacional. Todo o cenário instaurado pelo surto da doença em escala mundial expôs as falhas do sistema educacional brasileiro, deixando nítida a falta de acesso por parte de alunos e professores a uma rede de internet de qualidade e principalmente as dificuldades impostas pela urgente adaptação da modalidade de ensino presencial para a de ensino à distância sem a devida discussão sobre como isso afeta o aprendizado. Abordando de maneira mais específica o ensino de Física, caracterizado por apresentar um aspecto experimental e contextualizado, este encontrou barreiras devido ao uso excessivo de metodologias tradicionais como aula expositiva e os  experimentos, o que prejudica o aprendizado nesse período pandêmico. Nesse sentido, utilizar um jogo didático para o ensino de Física Quântica apresenta-se como uma alternativa para otimização de tempo e ferramenta de aprendizagem, visto que a versão virtual do jogo “Banco do Quantum” pode ser aplicada por chamada de vídeo, tendo os alunos a oportunidade de aprender de maneira divertida e interagindo com os demais colegas e professores, interação essa que se tornou ainda mais fundamental nesse
período de isolamento.

Downloads

Publicado

01.06.2021