Resumo
Este artigo se propõe investigar as ideias de Erich Fromm (1962) acerca da relação (causa e efeitos) entre psicanálise e religião, onde aquela adentra na psiquê do homo religiosus pondo em xeque sua cosmovisão e fé. Outrossim vamos identificar a dissonância e sororidade nas manifestações históricas da religião como construções humanas a priori formadoras da personalidade(s), mitos e arquétipos de um Ser cultural ou uma civilização alhures. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica (MARCONI E LAKATOS, 2003) com abordagem qualitativa (MINAYO, 2007) e análise de conteúdo (BARDIN, 1977) tendo como aporte teórico autores como Strauss (1976), Kant (1985), Camus (2009) dentre outros. Sem embargo, a busca por tentar responder se a realidade psico-endógena (religião e psicanálise) são coextensões do Ser Humano ou se a psicanálise desvela e destrona a imagética existencial religiosa, a qual confere sentido e significado aos povos e ao Ser, é o fulcro final para os resultados esperados.
Palavras-chave: Psicanálise, Religião, Existência.
Biografia do Autor
Eberson Luís Mota Teixeira
Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) - Campus XI - Universidade Estadual da Bahia (UNEB). Formado em filosofia (UFBA). Atualmente é professor EBTT no IF Baiano – Campus Bom Jesus da Lapa – Ba. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0750874662387230.
Marcelo Máximo Purificação
Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra - FPCE-UC Portugal (Área de concentração: Educação Superior e Políticas Educacionais), Professor Investigador: 2014-2016, supervisionado pela Dra. Teresa Pessoa. Pós-Doutor - pelo Instituto Politécnico da Escola Superior de Educação de Coimbra - IP-ESEC- Portugal (Área de concentração: Formação de Professores, Identidade e Gênero) Professor Investigador: 2017-2021, supervisionado pela Dra. Filomena Teixeira. Doutor em Ensino (Educação Matemática e Tecnologia) - (Área de concentração: Alfabetização Científica e Tecnológica) pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES, 2018-2022). Doutor em Ciências da Religião (Área de concentração: Religião, Cultura e Sociedade, na linha: Religião e Movimentos Sociais) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás, 2010-2014. Atualmente atua no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Colaboração Técnica-, na linha 2: Novas Formas de subjetivação e organização comunitária. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5221482223498714.