Filosofia no ensino por competências:

práticas educativas à luz da subjetividade imanente ao pensamento complexo

Autores

  • José Humberto de Rezende Universidade Nove de Julho (Uninove)

Palavras-chave:

Ensino por competências., Práticas educativas em filosofia., Subjetividade., Pensamento complexo.

Resumo

Artigo reflete sobre práticas educativas em Filosofia no contexto da educação por competências, em escolas públicas. A Filosofia, deve-se às idas e vindas da disciplina na matriz curricular do Ensino Médio brasileiro. A educação por competências é resultado da demanda global, que no contexto das atuais diretrizes nacionais projeta a concepção de educação cujos conteúdos se dirigem para o saber fazer, acrítico. Em resposta a essa realidade, a Filosofia torna-se produto descartável ou utilizado para propagar a ideologia dos grupos dominantes. Tendo como conceito de que sua tarefa é contribuir para a educação lógica que habilite à análise e discussão crítica de vários tipos de argumento e raciocínio, torna-se necessário a utilização de métodos didático-pedagógicos que saiam do lugar-comum estabelecido pela fragmentação dos saberes e pelo pensamento reducionista e simplificador - característicos das sociedades capitalistas – e alcem voos em direção aos caminhos proporcionados pela subjetividade imanente ao pensamento complexo.

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Publicado

01.03.2023