Do imaginário ao concreto

a construção do brinquedo pela criança

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave: Criança. Imaginário infantil. Ciclo do brincar. Brinquedo.

Resumo

 O estudo analisa a construção do brinquedo pela criança e destaca a importância dessa prática em seu desenvolvimento, compreendendo o favorecimento do imaginário infantil, tornando esta uma ação possível. Na primeira parte conceitua-se brincar e brinquedo com ênfase na experiência infantil do imaginário e do concreto, situando-as no contexto do ciclo do brincar. Em um segundo momento, apresentam-se linhas pedagógicas que abordam o tema na perspectiva de interesse deste estudo. É feita também uma síntese dos benefícios e possibilidades referentes a prática cotidiana, dentro e/ou fora do ambiente escolar. A pesquisa constitui-se como qualitativa, de abordagem exploratória e apoia-se nas contribuições teóricas de Kishimoto (1996), Vygotsky (2007), Tiriba (2010; 2018) e Piorski (2016) que analisam a experiência da criança na construção do brinquedo e ressaltam os benefícios dessa prática autoral. O estudo conclui que o brincar livre e criativo, como aquele que integra os desejos e vontades das crianças e permiti-lhes construir seus brinquedos, garante o valor afetivo do brinquedo, além de expandir suas fronteiras de interação pessoal e de relação com a natureza.

Biografia do Autor

Humberto Silvano Herrera Contreras, Centro Universitário Bagozzi

Doutor em Educação. Graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia.

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Publicado

01.11.2022