A educação, identidades e interculturalismo: uma análise preliminar do novo currículo de Luís Eduardo Magalhães – BA
Resumo
Discutir a relação entre a Educação e Identidades na pólis mais nova e em maior desenvolvimento econômico nas últimas duas décadas do Oeste da Bahia é uma forma de compreender o papel contextualizado do ensino neste século XXI. Dada a importância de aspirar na prática educativa sua função crítica e transformadora, é fundamental que os documentos norteadores das didáticas formativas apresentem orientações coerentes para o reconhecimento e valorização das identidades e diferenças culturais existentes em Luís Eduardo Magalhães -BA. O presente artigo objetiva analisar a proposta de educação para a interculturalidade a partir da análise do Currículo Escolar dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Luís Eduardo Magalhães - BA, em relação à Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular Referencial da Bahia - DCRB. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, tendo como instrumento a análise documental e pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa apontaram a consonância entre currículo escolar construído com base na valorização das identidades e culturas locais e a ampliação da possibilidade em desenvolver uma didática interculturalista.
Palavras-chave: Currículo; Identidade, Interculturalidade.