Educação ambiental e seus desafios
Uma abordagem filosófica
Palavras-chave:
Educação ambiental; fenômeno da transferência de responsabilidade; dimensão volitivaResumo
A educação ambiental envolve desafios de difícil equalização. Desde a modernidade atribuímos à natureza um papel meramente instrumental. Natureza, neste caso, torna-se sinônimo de recurso e, como tal, deve estar a serviço do homem. Nesse cenário, formar e informar epistemicamente indivíduos sobre o que fazer, assim como orientá-los a terem posições moralmente aceitáveis é, por si só, um grande desafio para a educação ambiental. E soma-se a eles o desafio volitivo, a saber, da livre escolha guiada pela vontade. Nesse artigo argumentaremos que agentes epistêmicos podem ser bem-informados (sabem o que devem fazer) e moralmente bem-intencionados (desejam assumir as ações mais corretas), mas, podem, racionalmente e por vontade própria, escolher agir de modo contrário. Isso ocorre, conforme argumentaremos, por causa do fenômeno da transferência de responsabilidade que estimula a falsa compreensão de que somente ações coletivas devem ser responsabilizadas ambientalmente.