COMO REAVIVAR O APAGAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE CLUBES DE LEITURA? EXPERIÊNCIAS EM UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Giulia Cardoso IFSP - CAMPUS REGISTRO
  • Andréia Libório
  • Gabriele Gomes
  • Rayssa Rocha

Palavras-chave:

EJA, Educação, Clube do Livro

Resumo

O presente artigo trata-se de uma análise do Projeto de Extensão realizado no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo central consiste refletir acerca da importância de se propor ações por meio temas e assuntos pertinentes a vida dos alunos na EJA. Ao se observar a dificuldade dos alunos desta modalidade de ensino em manter o contato com a literatura e desenvolver o hábito da leitura, percebeu-se a importância de criar um espaço em que pudessem se sentir valorizados e estimulados a explorar o universo literário. Foi nesse contexto que nasceu o Clube de Leitura, uma iniciativa realizada em um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em Registro/São Paulo, visando reacender o interesse dos estudantes pela literatura e combater o apagamento literário que muitos enfrentam devido às lacunas educacionais ao longo da vida. Durante os encontros, que ocorreram semanalmente, foram selecionadas obras que dialogassem com a realidade dos alunos, permitindo que compartilhassem experiências e interpretassem os textos com autonomia. A cada sessão, novos leitores se sentiam motivados a expressar suas percepções sobre os livros lidos, criando um ambiente de troca de conhecimento, fortalecimento da identidade literária e inclusão social. Os resultados foram visíveis: muitos alunos que, inicialmente, se mostravam distantes da leitura começaram a participar ativamente, sugerindo livros, discutindo temas e até produzindo textos próprios inspirados nas obras lidas. A experiência demonstrou que os clubes de leitura na EJA são uma ferramenta poderosa para reconstruir a relação dos estudantes com a literatura, tornando o aprendizado mais significativo e promovendo uma educação transformadora.

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Publicado

27.06.2025