Empreendedor Tradicional Versus Empreendedor Universitário: Quadro e Tipologia Socioeconômica para o Empreendedorismo de Base Universitária Situado em Ambientes Promotores de Inovação
Palavras-chave:
Ambientes Promotores de Inovação, Comportamento Empreendedor, Intenção Empreendedora, Empreendedorismo de Base UniversitáriaResumo
Este trabalho objetiva propor quadro teórico e tipologia do empreendedor segundo o ambiente socioeconômico e cultural em que surge e atua, variando desde o empreendedor ‘por necessidade’ até o empreendedor ‘universitário’. Revisão da literatura apontou características centrais do empreendedor, escolhendo-se como premissas (1) sua capacidade de articular-se com outros agentes visando financiar seus empreendimentos, e (2) seu conhecimento prévio sobre o produto e sobre o negócio. Como resultados, apresenta-se o Diagrama “Motivação versus Ambiente” que permite situar o empreendedor em seus quatro quadrantes utilizando-se das dimensões (A) ser empresa criada em ambiente promotor de inovação, e (B) ser empreendedor ‘por oportunidade' ou 'por necessidade'; além do o Quadro Teórico para uma Tipologia do Empreendedor, que apresenta os determinantes do comportamento empreendedor e certas características típicas relacionadas à evolução imediata do negócio, como a existência de planejamento prévio, e o monitoramento de sua evolução com apoio de assessoria técnica, entre outros. Conclui-se pela validade do modelo apresentado, por ser capaz de incluir grande diversidade de tipos de empreendedores.