O Meditação mindfulness: um caminho para filosofar

Autores

  • FABIO ALBUQUERQUE UFPE

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino de Filosofia, Meditação, Mindfulness

Resumo

Com efeito, este trabalho busca demonstrar e discutir conceitos e reflexões a respeito da utilização da meditação mindfulness aplicada ao ensino de filosofia. Além da apresentação sobre o tema, cabe também aqui discorrer sobre uma proposta de intervenção vivenciada junto aos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Felipe Camarão, uma escola pública estadual situada na Região Metropolitana de Recife (RMR), Pernambuco.
A atividade foi empregada como experiência de aplicação de conceitos filosóficos para estudantes da educação básica e pesquisa qualitativa, utilizada para compor dissertação de mestrado profissional no PROFFILO, junto à Universidade Federal de Pernambuco.
Ao final, pôde-se observar grande contribuição da técnica de meditação mindfulness em relação ao interesse e aprendizado dos estudantes perante os conteúdos ministrados nas aulas de filosofia. Tais contribuições puderam ser evidenciadas na participação, nas notas e também nos relatos dos estudantes, como pode ser conferido mais adiante, no corpo desse capítulo.

Downloads

Publicado

07.03.2025