Contribuições de Pesquisas Qualitativas em Ações Interculturais e Anticoloniais na Educação

Autores

  • Giselle Moura Schnorr UNESPAR
  • Luzia Aparecida Elias Custódio UNESPAR

Palavras-chave:

Interculturalidade. Decolonialidade. Descolonização. Anticolonial. Contra colonial

Resumo

Como produzir conhecimentos em perspectivas contra/des/anticolonial e intercultural? Partindo desta pergunta o Projeto de Pesquisa “Espaço de Saberes Anticoloniais e Interculturais (SACI): narrativas memoriais e autobiográficas como fundamento para vivências interculturais e anticoloniais na educação”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educativa (GEPPRAX) e ao Programa de Extensão Coletivo Paulo Freire de Filosofia, Educação e Cultura, do Colegiado de Pedagogia, da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória, articula ações de extensão e de pesquisa analisando os potenciais éticos, epistêmicos e pedagógicos dos círculos de cultura (Freire, 1987) e de pesquisas qualitativas (Gatti; André, 2011,) para nutrir vivências interculturais (Fornet-Betancourt, 2004; Menezes, 2015; Schnorr; 2019; Moura Schnorr, G.; Vaz, J. D.; Rodrigues, A., 2021) e anticoloniais (Santos, 2015 ) na educação. Este artigo apresenta um estudo vinculado a este projeto que teve como objetivo o levantamento de dados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre produções relacionadas aos temas: contra colonial, anticolonial, interculturalidade, descolonialização e decolonialidade, na área de educação, no período de 1990 a 2024. Este levantamento é parte do projeto de iniciação científica intitulada “Contribuições de Pesquisas Qualitativas em Ações Interculturais e Anticoloniais na Educação” e procurou mapear pesquisas nestes campos de estudos.

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Publicado

01.11.2024