A seleção de conteúdos de Filosofia da Educação em cursos de licenciatura em Pedagogia
Palavras-chave:
Ementas, Filosofia da Educação, LicenciaturasResumo
A disciplina de Filosofia da Educação, geralmente é ofertada em cursos de formação de professores. Levando em consideração as distintas perspectivas teóricas para se estudar essa área, questiona-se quais seriam os temas e referências mais utilizados nos diferentes cursos de licenciatura em Pedagogia em universidades públicas federais para essa disciplina. Nesse sentido, esse artigo visa analisar as ementas de Filosofia da Educação de cursos de Pedagogia presenciais em universidades públicas federais. Tendo em vista as limitações de carga horária para a oferta dessa disciplina, a aquisição de livros da área para as bibliotecas universitárias e a possível lacuna na formação acadêmica dos docentes que ministram a disciplina, torna-se relevante evidenciar os conteúdos e referências mais pertinentes para essa área. A pesquisa é bibliográfica, documental e com abordagem qualitativa. Foram consultadas 81 ementas, disponíveis nos sites institucionais das universidades. Constata-se que alguns temas recorrentes na ementa são coerentes com a proposta da disciplina, a exemplo dos aspectos axiológicos na prática docente; o pensamento filosófico, educacional e pedagógico brasileiro; os pressupostos epistemológicos da educação e a relação entre filosofia e educação. Quanto às referências, obras introdutórias à Filosofia e Filosofia da Educação são as mais recomendadas, provavelmente pelo fato de terem uma linguagem mais clara e didática.