Desvendando Narrativas Ocultas: Uma Análise Decolonial e Antissexista do Livro Didático

Autores

  • Keila Sena Calixto
  • Thalia Clara de Jesus
  • Tiago Marques de Oliveira
  • Wagner Conceição dos Santos
  • Ofélia Maria Marcondes

Resumo

A pesquisa aborda a influência dos livros didáticos no processo educacional, evidenciando que, apesar de serem fundamentais para o ensino, podem veicular vieses, estereótipos e omissões devido às influências sociais, políticas e culturais. A análise se concentra em um livro didático específico do 5º ano do ensino fundamental da escola privada, situada no município de Registro/SP, examinando de perto as ilustrações, as situações propostas pelo livro e a seleção do conteúdo visível, como imagens, além de abordar questões relacionadas à colonialidade, racismo e sexismo. A colonialidade é discutida como a persistência de estruturas de poder e dominação após a descolonização, influenciando não apenas aspectos políticos e econômicos, mas também moldando o conhecimento e a cultura. Dentro dessa perspectiva, o racismo e o sexismo emergem como elementos marcadores de desigualdades e injustiças, perpetuando privilégios para alguns grupos e subordinação para outros, especialmente no contexto educacional. A análise destaca ainda a presença desses fenômenos no mercado de trabalho e na divisão tradicional de papeis de gênero na sociedade. Em conclusão, o artigo enfatiza a importância da formação continuada de professores para combater preconceitos e promover uma educação mais inclusiva e acolhedora.

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Publicado

01.07.2024